Fábrica de Histórias | Um livro por semana… Por Clara Haddad #01 Este é o Lobo, de Alexandre Rampazo

Fábrica de Histórias | Um livro por semana… Por Clara Haddad #01 Este é o Lobo, de Alexandre Rampazo

Olá amigos dos contos e da arte,

.

Desde o início deste ano estou a fazer um post por semana com uma dica de livro. E escolhi o Dia do Leitor para iniciar este projeto: Um Livro por Semana… por Clara Haddad.

Todos nós sabemos que os livros são incríveis companheiros para todas as horas. Não nos deixam sozinhos nunca. Eu amo ler e conhecer novas histórias para contar e me encantar. E nessas férias aproveitei para ampliar meu repertório. Já devem imaginar que aproveitei para ampliar também a minha biblioteca… ai ai ai… minha mala para voltar para Portugal…. (risos)

O que acho fabuloso é que as histórias mexem com a gente. Nos fazem imaginar mil e uma coisas (pelo menos comigo é assim).

Alguns livros são tão “traquinas” que gostam de brincar conosco, nos pregam partidas e nos surpreendem, nos fazem “perder a respiração”. Outros, tratam de assuntos sérios que nos ajudam a compreender questões sobre as relações humanas e a adquirir capacidades importantes para entender uma série de coisas no decorrer da vida. Na minha seleção, vou indicar histórias fictícias infantis e juvenis, biografias, novelas, poemas, obras folclóricas e culturais, teóricas sobre literatura, narração oral, etc…

Quem me conhece sabe que gosto de partilhar.

Começo a série Um livro por semana… por Clara Haddad com uma história que amei logo que eu vi! Sou louca por histórias com lobos… acho-as divertidas e fascinantes… e espero que gostem!

.

Este é o Lobo
Texto e ilustrações de Alexandre Rampazo, editora DCL, R$ 27.

Ele é feroz. Mau. Engoliu a vovó. Quis matar Chapeuzinho Vermelho. Mas, de longe, não parece tão horrível assim. O que será que ele pensa lá no fundo de seu coração animal? Aos poucos, em uma tomada cada vez mais afastada, o lobo vai aparecendo menor, menos amedrontador. Às vezes, precisamos tomar distância para olhar para as situações sob outras perspectivas. Afinal, talvez esse lobo só queira uma chance para que as crianças o vejam de outra forma.

.

Pub

Categorias: Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Clara Haddad

Radicada em Portugal desde 2005, Clara Haddad é artista da palavra. Escritora e narradora profissional com mais de 20 anos de experiência e com prestígio internacional. Dinamiza e coordena eventos e formações na arte de contar histórias e teatro para adultos e crianças em várias partes do mundo, sendo responsável pela formação de inúmeros contadores de histórias e grupos, sobretudo em Portugal e no Brasil. Considerada uma referência na área, foi formadora convidada no âmbito da pós- graduação e mestrado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto na disciplina “Gestão e Animação de Leitura” e no Mestrado de Literatura Infantil e Juvenil organizado por El Banco de Libro da Venezuela e da Universidade Autónoma de Barcelona . Integrou por 3 anos a equipa do serviço educativo do Hospital Pedro Hispano onde, dinamizou semanalmente, sessões de contos terapêuticos. Em 2015, foi considerada a melhor narradora de língua portuguesa da Europa. Colabora com terapeutas e orienta Storytelling Coaching visando ajudar pessoas que desejam dominar sua postura perante uma audiência. É também diretora da Fábrica das Histórias Associação Cultural e da Escola de Narração Itinerante projeto pioneiro sediado na cidade do Porto em Portugal e membro do conselho de patronos do programa nacional «Escolas Solidárias» da Fundação EDP. Conheça mais em: www.clarahaddad.com; www.facebook.com/ClaraHaddadNarradora: www.instagram.com/um_livro_por_semana; info@clarahaddad.com .

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos de preenchimento obrigatório*