Braga

Saúde e Tecnologia | Em Braga, estudantes luso-espanhóis aprendem a integrar nanotecnologia na medicina

Saúde e Tecnologia | Em Braga, estudantes luso-espanhóis aprendem a integrar nanotecnologia na medicina

O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e o ICVS – Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, da Universidade do Minho, organizaram o primeiro Curso Avançado de Nano-Bioengenharia para a Medicina, que decorreu no ICVS, em Braga, entre 2 a 5 de Maio de 2018.

.

.

Nos quatro dias deste curso, dezenas de estudantes de Mestrado e de Doutoramento em Medicina tomaram contacto com os fundamentos e aplicações práticas da nanociência e nanotecnologia em diagnósticos médicos e terapias avançadas.

Os alunos pós-graduados vieram das Universidades do Minho, Porto, Aveiro, Algarve (Portugal), Vigo, Santiago de Compostela, Córdoba, Extremadura e Valladolid (Espanha)..

.

Curso abre novos caminhos 

Sara Neves, do I3S, Universidade do Porto considerou que esta iniciativa teve particular interesse “pela aplicação prática na área da Biomedicina e por ter aberto horizontes na Nano-Bioengenharia, que não conhecia”, tendo destacado as técnicas de “biópsia líquida e de microfluídica aplicadas ao diagnóstico” como as que melhor demonstraram o contributo da nanotecnologia para a Medicina.

Para Sílvia Carneiro Soares, investigadora da Universidade de Vigo, Espanha, “o mais importante neste curso foi a partilha das melhores práticas e dos avanços que estão a ser desenvolvidos e possibilitados pela nanotecnologia”, área em que está a iniciar o Doutoramento, “e que irá trazer-nos grandes benefícios, por exemplo, na criação de novas abordagens para o tratamento de doentes oncológicos”.

VN Online | INL - Nanotecnologia BragaJá Noelia Espinosa-Bermejo, da Universidade da Extremadura, em Badajoz, Espanha, foi atraída para este curso transfronteiriço “pela possibilidade de aprofundar, na prática, conceitos com os quais só tinha contactado teoricamente, durante o Mestrado”, tendo ficado “bastante surpreendida com os avanços que entretanto foram alcançados”. Esta investigadora espanhola destaca ainda “a qualidade dos oradores e dos professores deste curso, bem como a riqueza e o rigor científico dos temas tratados”.

Para além de especialistas e investigadores do INL e do ICVS, este Curso contou ainda com oradores convidados de instituições mundiais de referência como a Harvard Medical School (EUA), Hannover Medical School e Ludwig-Maximilians Universität, Munique (Alemanha) e ainda a Queen Mary University of London, Reino Unido.

.

Nanogateway leva benefícios da ciência a parceiros ibéricos

Esta iniciativa foi aberta a participantes de quatro regiões de Portugal e quatro regiões de Espanha, no âmbito do Projeto Plurirregional Nanogateway, promovido pelo INL e apoiado por fundos europeus através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg. Este Projeto pretende desenvolver investigação colaborativa de excelência e colocar a investigação científica ao serviço das empresas e das comunidades abrangidas, para apoiar o emprego qualificado e o desenvolvimento sustentável.

Este projeto prevê a realização, em 2018 e 2019, de numerosas ações de formação e de mobilidade para investigadores da academia e da indústria, contribuindo assim para a qualificação avançada do capital humano dentro dos territórios em determinadas sub-regiões de Portugal e Espanha.

.

Pub

Categorias: Ciência

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos de preenchimento obrigatório*