5/5 | Vila Nova de Famalicão

Cinema Jovem | YMotion está de regresso. Edição 2018 apresentada em festa pública no Museu Bernardino Machado

Cinema Jovem | YMotion está de regresso. Edição 2018 apresentada em festa pública no Museu Bernardino Machado

Pub

A festa de abertura da quarta edição do Ymotion, o Festival de Cinema Jovem de Famalicão, organizado pelo Pelouro da Juventude do Município de Famalicão, dirigido por Sofia Machado Fernandes, está agendada para este sábado, dia 5, a partir das 22h00. O evento irá decorrer no Museu Bernardino Machado e na Praceta Elzira Dantas Machado, espaço contíguo ao Museu. Muitas figuras públicas ligadas ao mundo do cinema, entre atores, realizadores e críticos têm presença confirmada no evento. 

.

.

A apresentação do festival, que volta a distinguir as melhores curtas metragens produzidas por jovens portugueses entre os 12 e os 35 anos, estará a cargo de uma conhecida cara do público português, a apresentadora da SIC Ana Rita Clara. A partir das 22h, celebra-se a abertura do concurso com o anúncio oficial do call for entries na presença de vários padrinhos e madrinhas do cinema em Portugal,  tais como: Paulo Pires, Tiago Teotónio Pereira, José Mata, Joana de Verona, Miguel Costa, Isabel Figueira, Bruna Quintas e Rui Pedro Tendinha.

Rui Pedro Tendinha, o crítico de cinema considerado a força motriz o novo cinema português, será uma vez mais comissário do festival. Será ele quem irá anunciar o júri do Ymotion 2018.

VN Online | YMotion divulgaçãoO encontro de dia 5 será na sala Júlio Machado Vaz, do Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão e começará com uma visita guiada à exposição fotográfica Retratos Cinematográficos, por jovens criadores famalicenses, a que se seguirá a apresentação do trailer oficial  de um muito aguardado filme, Linhas de Sangue, realizado por Manuel Pureza e Sérgio Graciano. Este é considerado o filme português mais esperado do ano. Estarão, por isso, presentes, realizadores e atores/atrizes de um elenco que inclui Catarina Furtado, Miguel Costa, José Fidalgo, Paulo Pires, Isabel Figueira, José Mata, entre outros. A estreia nacional deste filme encontra-se marcada para 26 de julho nas salas de cinema nacionais.

Por fim, a noite terminará com uma Dj Battle protagonizada por duas mulheres: Leonor Teles (vencedora do Urso de Ouro no Festival de Berlim) e a atriz Joana de Verona (protagonista de Ouro Verde).

Sobre esta nova edição do Ymotion refira-se que há alterações nas categorias a concurso e um reforço no valor dos prémios atribuídos. Na edição de 2018 serão atribuídos os seguintes prémios: “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros (em vez de 1000); “Prémio Escolas Secundárias”, no valor de 850 euros (em vez de 500); “Prémio Público”, no valor de 350 euros (em vez de 150); “Prémio Melhor Animação”, no valor de 600 euros (em vez de 150); e prémios para “Melhor Ator/Atriz” (Novo), “Melhor Direção Fotografia”, “Melhor Banda Sonora Original”, no valor de 250 euros (em vez de 150).

O período de inscrição e submissão dos filmes a concurso decorrerá entre maio e outubro deste ano. Integram o painel de jurados o argumentista Tiago R. Santos, os jornalistas Maria João Rosa e Tiago Fernando Alves, a atriz Teresa Tavares e o realizador Fernando Vendrell.

A gala de entrega de prémios do Ymotion 2018 está agendada para o dia 10 de novembro, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

VN ONLINE | YMotion..
A entrada é livre e aberta ao público.

.

 

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.