Online | As tecnologias de informação nos negócios

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Hoje em dia as empresas são obrigadas a desempenhar uma tarefa adicional, que é bastante desafiante: Estar Online.

E estar online não significa apenas ter um website ou criar perfis nas redes sociais. Afinal, quase todas as empresas já o fazem. No entanto, poucas são as que utilizam estes meios para prosperar. A transformação digital das empresas começa nas pessoas, não na tecnologia. É toda uma alteração da forma como pensamos e agimos perante o mundo digital. Este é o passo mais importante a dar.

Para demonstrar a importância das novas tecnologias nos negócios, elegi 5 pontos, que pretendo partilhar com o leitor:

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Confiança/credibilidade

Todos os potenciais clientes vão, de certa forma, procurar pela sua empresa na internet, bem como as empresas concorrentes. Certamente vai querer transparecer uma imagem de confiança, da mesma forma que cuida da montra da sua loja, para atrair as pessoas a entrar. Existem imensas formas de estarmos presentes online: website, redes sociais, perfis em diretórios de empresas, ferramentas da Google, etc. Deverá pensar em cada uma das ferramentas como uma das suas montras.

Estar onde os clientes estão

De acordo com estudo da Marktest, o número de utilizadores de Internet aumentou 11 vezes nos últimos 20 anos. Em 1997 a taxa era de 6,3%. Em 2017 a taxa foi de 68,8%. Estes números indicam que quando precisamos de algo, o primeiro lugar a procurar é na Internet. Se o nosso negócio não está lá, então estamos a perder um fluxo gigantesco de potenciais clientes.

Aberto 24/7

Com este “boom” da internet, temos agora a comodidade de procurar por produtos/serviços a qualquer hora, em qualquer lugar. Podemos assim afirmar que já é possível ter negócios abertos 24h. Uma grande parte das empresas que estão online, recebem pedidos, compras, solicitações, mensagens e e-mails entre as 19h e as 00h. Isto acontece porque a maior parte das pessoas tem mais tempo à noite para procurar o que precisa.

Redução de custos

A publicidade e marketing online é muito mais acessível que os meios tradicionais (outdoors, panfletos, tv, rádio…). Além disso, tem a vantagem de poder escolher o público alvo ao mais ínfimo pormenor, medir o impacto de cada campanhae fazer ajustes diários, entre outros. Face aos meios tradicionais, a utilização de ferramentas digitais para publicidade e marketing pode representar reduções de 70% no investimento.

Recrutamento

Hoje em dia é cada vez mais difícil recrutar bons colaboradores. De há uns tempos para cá, comecei a observar o comportamento de bons profissionais quando estão à procura de emprego. Todos fazem a mesma coisa: Candidatam-se, de preferência, para empresas que transparecem uma boa relação com os colaboradores, organização e perspetivas de progressão. E como é que eles decidem? Vão “vasculhar” tudo, mesmo tudo sobre as empresas. Online. Se as empresas têm uma presença online forte, dão a entender que são modernas, dinâmicas e preparadas para acompanhar os novos tempos. Agora coloque-se do lado do candidato.

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É claro que existem inúmeros pontos que poderia salientar aqui, no entanto considero estes como fundamentais e mais simples de demonstrar.

Esta mudança de paradigma, fruto da explosão dos novos meios de comunicação, veio mexer com todos os negócios, da mesma forma que a revolução industrial o fez há 70 anos atrás. Nessa época, muitos aproveitaram a vantagem competitiva e conseguiram prosperar, outros não se adaptaram e acabaram por desaparecer. Neste momento, estamos a assistir a uma nova revolução. A história repete-se, basta olhar para o passado e aprender com ele.

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Categorias: Economia

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

José Cardoso

Licenciado em Engenharia Eletrónica e Informática. Diretor Geral da BeeMyBees Portugal e responsável de IT da BeeMyBees França.

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