5 e 19/5 | Maia

Educação | Rastreio gratuito de Prontidão Escolar

Educação | Rastreio gratuito de Prontidão Escolar

Nos próximos dias 5 e 19 de maio, o Gabinete de Apoio à Família, situado na Maia, irá promover rastreios grátis de avaliação a eventuais dificuldades de adaptação das crianças em idade de transição do jardim-de-infância para o 1º Ciclo de Escolaridade Obrigatória.

.

.

Se o seu filho e/ou educando se prepara para entrar no 1º Ciclo de Escolaridade Obrigatória, é natural que sinta algumas preocupações com a forma como a criança se irá adaptar a um novo ciclo de vida. Se, em especial, sentiu já que pode haver algo com o seu filho que não esteja bem com os seus progressos cognitivos e/ou percetivos, por exemplo, é mesmo caso para pensar em o levar a uma consulta de especialidade. Poderá, assim, de forma atempada poder ir prevenindo eventuais problemas e dificuldades de adaptação que poderão surgir uns meses mais à frente.

O rastreio de pré-requisitos para a entrada no 1° ciclo vai avaliar um conjunto de aptidões básicas, necessárias à aprendizagem escolar da leitura, escrita e cálculo. São avaliadas diversas áreas, tais como a compreensão verbal, a aptidão numérica e a aptidão percetivo-visual.

A entrada na escola é um marco importante na vida das crianças e dos seus familiares. Representa o assumir de novas regras, deveres e responsabilidades. A criança passa de uma fase fortemente marcada pela realização de atividades da exclusiva responsabilidade da educadora de infância, para um momento da vida em que lhe começa a ser exigido que aprenda a ler, escrever e contar de uma forma natural.

No entanto, para que a criança consiga responder a esta nova exigência tem de estar preparada. A criança precisa dispor de competências linguísticas, percetivas, cognitivas e motoras adequadas e necessárias a essa aprendizagem. Quantos pais e educadores questionam se as crianças estão preparadas para enfrentar este novo desafio?

Todas as crianças têm o seu ritmo de desenvolvimento. No entanto, nesta fase é importante garantir que a criança está pronta para iniciar este novo processo de aprendizagem. É por essa razão que este Rastreio é de extrema importância, na medida em que identifica áreas onde poderão existir algumas falhas, sendo necessário estimular a criança antes de enfrentar o novo desafio. Esta estimulação vai facilitar a aprendizagem das novas aquisições, assim como preservar a saúde emocional da criança, e até da própria família, pois tantas vezes é depois confrontada com crises de ansiedade, facilitando o percurso escolar.

Neste sentido, tendo em consideração a importância do diagnóstico para que a intervenção se realize o mais precoce possível de modo a ajudar a criança a ultrapassar as dificuldades e apoiar a família e os educadores, o Kinesioterapias, um centro especializado em terapias da saúde, colocou à disponibilização do público quatro Rastreios da Prontidão Escolar gratuitos, direcionados a crianças no último ano pré-escolar (a partir dos cinco anos). Dois destes quatro rastreios, a realizar nos próximos sábados, dias 5 e 19 de maio, pelas 14h00, têm ainda vagas, pelo que, se quiser, poderá inscrever o seu filho/educando.

Estes rastreios estarão a cargo do Dr. Artur Nuno Oliveira (Psicólogo) e da Dr. Ana Paula Oliveira (Professora Especializada em Dificuldades de Aprendizagem) a colaborar com o Kinesioterapias.

A inscrição é obrigatória e deverá ser efetuada até ao dia anterior à data pretendida, enviando mensagem através do Facebook, ou efetuar contacto telefónico ou enviar SMS para os números 966 599 227 ou 919 028 127. Poderá ainda utilizar o e-mail artur.psic1895@gmail.com, indicando sempre o nome e data de nascimento da criança, bem como os correspondentes dados do encarregado de educação.

Dado as inscrições serem limitadas e existirem poucas vagas disponíveis, apresse-se se quiser garantir o seu rastreio grátis.

 

.

Pub

Categorias: Mais recentes, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.