Braga Resolve. App(licação) simples e funcional aproxima munícipes de município

Braga Resolve. App(licação) simples e funcional aproxima munícipes de município

Pub

 

 

O Município de Braga apresentou no passado dia 19 de Abril, a ‘Braga Resolve’, uma nova ferramenta que permite aos cidadãos reportar ocorrências no espaço público de forma simples, rápida e interativa.

A aplicação tem como objetivo promover uma ligação mais próxima e transparente entre a Câmara Municipal de Braga e os cidadãos que, desta forma, podem dar conta de problemas relacionados com o estado de conservação do espaço público em todo o território concelhio.

O uso da aplicação é simples e funcional. O cidadão só tem que utilizar o seu smartphone para comunicar um qualquer problema a necessitar de reparação. Imagine o cidadão que se desloca em passeio noturno e verifica ter 2 lâmpadas fundidas na R. da Boavista. Pega no seu smartphone, tira as respetivas fotos e entra no site Braga Resolve. Aí, em princípio, o processo de registo é simples, pois basta ter uma conta facebook para aceder e comunicar o problema, indicando a morada e remetendo as fotos em anexo. No momento em que experimentamos a aplicação, esta funcionalidade – de acesso via facebook – não funcionou. No entanto, o registo através de email é simples e, em 2 ou 3 minutos, permite comunicar qualquer problema que o cidadão considere dever ser resolvido pelo Município. Aquando da nossa experiência apresentavam-se como detetados já 21 problemas, encontrando-se 3 deles resolvidos.

Segundo João Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Braga responsável pelo pelouro da Gestão e Conservação do Espaço Público, “as ocorrências são localizadas de forma automática via GPS, encaminhadas para uma plataforma e daí reportadas aos serviços municipais competentes com vista à resolução do problema. Após a recepção da ocorrência, o problema é analisado e avaliada a sua prioridade de forma a ser escalonada uma intervenção.”

A grande mais-valia desta ferramenta reside na possibilidade do cidadão que reportou a ocorrência poder acompanhar de forma interativa todo o processo, desde o primeiro contacto até à sua resolução. Outra das vantagens da aplicação prende-se com a captação e tratamento estatístico de informação sobre o território concelhio poder ser consultada a qualquer momento.

“Braga integra um grupo de Cidades que se compromete a monitorizar o respetivo desempenho e a fazer refletir os resultados nas suas políticas com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de forma sustentável e eficiente”, salientou João Rodrigues.

De referir que a aplicação já se encontra disponível para sistema Android e estará acessível para IOS a partir da próxima semana. O reporte de ocorrências pode ainda ser feita através do site Braga Resolve.

O Município de Braga apresentou, num percurso pedonal, a plataforma tecnológica ‘Braga Resolve’  já na passada semana, a partir de um encontro em frente aos Paços do Concelho, em Braga e que contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

A aplicação ‘Braga Resolve’ será demostrada durante um breve percurso pelo Centro Histórico de Braga, onde serão demonstradas todas as funcionalidades e potencialidades desta plataforma de ocorrências, que a partir desta quinta-feira estará disponível para utilização de todos os cidadãos.

Braga Resolve’ será mais uma ferramenta à disposição dos munícipes para que reportem uma ocorrência que será automaticamente localizada por gps, enviada para uma plataforma e imediatamente reportada aos respectivos serviços municipais com vista à resolução do problema reportado.

Imagem de destaque: Braga(centro) (Imagem: José Rocha).

Pub

Categorias: Local, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.