28/4 | Vila Nova de Famalicão

Poesia para a Infância | O Gato Pingente e o Coelho Folião são algumas das personagens reunidas em Lições Rimadas, de Gonçalves de Oliveira, a ser apresentado na Gerações

Poesia para a Infância | O Gato Pingente e o Coelho Folião são algumas das personagens reunidas em Lições Rimadas, de Gonçalves de Oliveira, a ser apresentado na Gerações

Gonçalves de Oliveira, pediatra famalicense recentemente condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Comenda de Benemerência, apresenta, no próximo dia 28 de abril, pelas 11h00, no pátio do solar da Associação Gerações, na Avenida Humberto Delgado, em Vila Nova de Famalicão, o seu novo livro de poesia para crianças, intitulado “Lições Rimadas”. As ilustrações foram por Romão Figueiredo. Na altura do seu lançamento, o livro terá a apresentação de Mário da Costa Martins, Presidente da Direção da instituição. Esta iniciativa decorre no âmbito das comemorações do centenário do jornal “Diário do Minho”.

.

.

O Dr. J. M. Gonçalves de Oliveira, conhecido por entre as mães e os pais e as suas crianças, apenas pelo nome mais pequeno e mais carinhoso de Dr. Oliveira, é um homem e um médico notáveis.  É Diretor do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave, em que está inserido o Hospital de Famalicão e é também, entre muitos outros afazeres de voluntariado criativo, persistente e empreendedor, com ligações à escrita e à solidariedade social, diretor da Revista “Ecos do Minho”, órgão oficial da Associação Pediátrica do Minho, há doze anos consecutivos.

Vila Nova Online | Mário da Costa Martins, Presidente da Direção da Associação GeraçõesA “Ecos do Minho” tem uma história já longa e imensamente produtiva em trabalhos de natureza científica direcionados em grande escala para a Pediatria e para as “doenças das crianças”. “A abrir” a revista lá está sempre o “editorial” do Dr. Oliveira, escrito sempre com a sabedoria e o conhecimento de quem sabe da realidade, desafia os problemas e está atento às pessoas. Mário Martins, Presidente da Direção da Associação Gerações e que irá apresentar “Lições Rimadas” em 1ª mão ao público famalicense, refere que “vale sempre a pena lê-lo em qualquer circunstância. Os pensamentos que a escrita ajuda a “formatar” são também um desafio ao “estaticismo” e à resignação.”

E acrescenta, referindo-se à biografia de Gonçalves Oliveira: “O Dr. Oliveira é daquelas pessoas que, com uma simplicidade extrema, tem a capacidade rara de enfrentar os grandes problemas, consciente de que não são os gestos majestáticos que fazem andar o mundo. Sobretudo, sente como poucos a necessidade de “abrir” o hospital ao exterior, aos espaços públicos e às pessoas, “libertando-o” das “quatros paredes” que o sustentam fisicamente e dos enormes corredores onde o sofrimento e a ansiedade “passeiam” em liberdade.”

Considera, assim, não ter sido por mero acaso que “o Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave obteve recentemente um prémio nacional e viu dois artigos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade. O incentivo do Dr. Oliveira foi também determinante nestas distinções.”

Por fim, Mário Martins, não esquece que “o Dr. Oliveira recebeu o título de comendador, das mãos do atual Presidente da República pelo seu trabalho e dedicação em prol da solidariedade e da ação social. Acima de tudo, deixa claro, que “o Dr. Oliveira é um homem bom e uma boa pessoa.”

.

“Lições Rimadas”

O Dr. Oliveira já publicou centenas de crónicas nos jornais Diário do MinhoCidade Hoje , bem como  livros de crónicas onde nos põe à frente, em conjunto, aquilo que já escreveu nos jornais.

Agora, o Dr. Oliveira que escreveu quase sempre em prosa, com um intervalo para as “lides” poéticas, decidiu escrever um livro “em versos” para crianças. Na verdade, talvez seja melhor dizer dele que é, em simultâneo, “um livro de poesia e um livro de poemas para crianças, caracteriza Mário Martins.

Recordando esse poeta de eleição que foi Eugénio de Andrade, Mário Martins fala deste livro de Gonçalves de Oliveira para nos dizer que as palavras nele expressas “não são incêndios, mas cristais que brilham e são orvalho fresco e suave que acaricia a vida de todos, sobretudo das crianças.”

Neste livro de poemas, ora a ser apresentado, intitulado “Lições Rimadas” a inspiração do Dr. Oliveira provém de muitos animais, uns maiores, outros mais pequenos, uns mais brincalhões, outros mais sisudos. São eles “O Porquinho Chinês, “O Gato Pingente”, “O Texugo Barrigudo”, “O Elefante Catita”, “O Coelho Folião”, “O Pimpão” que é um cão, “O Golfinho Cintilante”, “O Ratinho Comilão”, “O Pavão Fanfarrão”, “A Andorinha Branca” e “O Rei Leão”.

A título de pré-apresentação, Mário Martins, diz-nos que “todos estes animais simpáticos, através de poemas, nos ajudam a desenvolver comportamentos e atitudes sensatas e dão-nos indicações para termos uma vida melhor. São palavras e ações dos animais que, no fim de contas, nos inspiram, guiam e são lições para todos nós. E, para nos aguçar a curiosidade, adita mais uns detalhes sobre cada um deles: “O Porquinho Chinês” ensina-nos a não comer com rapidez; “O Gato Pingente” a lavar os dentes; “O Texugo Barrigudo” remete-nos para a roda dos alimentos; “O Elefante Catita” diz-nos que devemos respeitar os mais pequenos e as pessoas portadoras de deficiência; “O Coelho Folião” a ouvir e respeitar os mais velhos e os pais; “O Pimpão” que é um cão a andar com cuidado na rua; “O Golfinho Cintilante” diz-nos que é importante aprender a nadar e não fugir dos pais; “O Ratinho Comilão” diz-nos que não devemos mexer no que está quieto; “O Pavão Fanfarrão” ensina-nos que a vaidade em demasia destrói a alegria; “A Andorinha Branca” propõe-nos o respeito por quem é diferente e, finalmente, “O Rei Leão” diz-nos que a grandeza é sempre uma aparência e nunca é real”.

Mário Martins conclui: “O Dr. Oliveira surpreende-nos com estas “Lições Rimadas”, um livro muito bem escrito, mas também muito bem decorado. É um livro para a nossa vida quotidiana, quer de miúdos quer de mais graúdos.”

.

.

Imagem de destaque: Lições Rimadas, de Gonçalves de Oliveira, com ilustração de Romão Figueiredo (capa; divulgação)

.

Outras imagens: Mário Martins, Presidente da Direção da Associação Gerações, Associação Gerações (logótipo) e Gonçalves de Oliveira (divulgação).

.

 

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos de preenchimento obrigatório*