18/4 | Guimarães

Património | Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado com diversos eventos

Património | Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado com diversos eventos

18 de abril, quarta-feira, assinala-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O mote, desta feita, é “Património Cultural: de Geração para Geração”.  De modo a assinalar a data, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) agendou diversas atividades para Guimarães.

.

.

Nos Paços dos Duques de Bragança decorrerá uma projeção multimédia que dará a conhecer as ações de salvaguarda e divulgação do Património que se encontra à guarda do Paço dos Duques. Esta ação destina-se ao público em geral; será realizada entre as 10h00 e as 17h30. No mesmo horário, também no Paço dos Duques, realizam-se roteiros sob o mote “Da Vila de Cima à Vila de Baixo”, destinados ao público escolar – 2.º e 3.º ciclos. O percurso começa na Vila de Cima, onde se encontram situados alguns monumentos ligados à Fundação da Nacionalidade, como é o caso do Castelo e da Igreja de São Miguel, e o Paço dos Duques de Bragança, e termina na Vila de Baixo, onde se encontram as principais praças locais, assim como o Museu de Alberto Sampaio.

Numa organização da Associação de Amigos do Paço dos Duques de Bragança e do Castelo de Guimarães será apresentado um teatro de marionetas. Neste dar-se-ão a conhecer, de uma forma muito divertida, episódios marcantes da vida dos primeiros duques de Bragança, D. Afonso e D. Constança. A peça intitula-se “O Afonso e a Constança, Primeiros Duques de Bragança”, destinada ao público escolar, com sessões às 10h30, 11h15 e 14h30.

No Museu Alberto Sampaio está previsto acontecer um teatro de marionetas, designado “Sonhos da Roberta – Há Freiras no Museu” e uma visita à Sala de Santa Clara. Neste ensaio, pretende-se dar a conhecer a vida conventual das freirinhas de Santa Clara, seguida de uma visita guiada à Sala de Santa Clara, onde se conserva o espólio proveniente deste convento de Guimarães, sobrevivente ao seu encerramento. Este espetáculo destina-se ao público infantil dos 3 aos 8 anos.

Em Caldas das Taipas, assinala-se “2 Séculos de Património Termal nas Taipas (1818-2018)”, com uma visita guiada aos Balneários Termais existentes na Vila de Caldas das Taipas. A par do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios serão assinalados os 200 anos em que o termalismo iniciou em força na freguesia. Esta iniciativa tem início às 16h30, numa organização da Junta de Freguesia de Caldelas e Taipas Termal.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios encerrará as atividades previstas para assinalar a data apenas alguns dias depois, no sábado, 21 de abril, às 15h30, no Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento. Nessa altura ocorrerá a sessão “A Ora Marítima, R. Festus Avienus, segundo Martins Sarmento”. Trata-se de uma sessão evocativa do estudo de Sarmento a propósito da oferta à SMS de uma primeira edição com anotações manuscritas, com Francisco Brito e Gonçalo Cruz.

.

 

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.