Amigos da Montanha disseram “Olá!” à Primavera em iniciativa de caráter ambiental realizada no centro histórico

Amigos da Montanha disseram “Olá!” à Primavera em iniciativa de caráter ambiental realizada no centro histórico

Pub

“Olá Primavera”, assim disseram os Amigos da Montanha, de Barcelos, realizando um conjunto de atividades de caráter ambiental, no centro histórico da cidade, para assinalar, no passado sábado, 14 de abril, a abertura da época.

.

.

Os dias de chuva deram algumas tréguas e quem quis pôde associar-se a um conjunto de atrativas propostas dinamizadas ao longo do dia pelos Amigos da Montanha. Foram mais de oito mil os visitantes que passaram pelo área do “Olá Primavera!”. A Av. da Liberdade vestiu-se a rigor, como espaço de sensibilização ambiental, transformando-se num jardim onde não faltou um lago para momentos mais relaxados, ou uma bonita pérgula florida pelos Viveiros Serafins, parceiro nesta iniciativa que realizou um workshop apresentando ideias para tornar as varandas mais floridas e ofereceu, conjuntamente com os viveiros municipais, mais de 1800 plantas aromáticas, distribuídas gratuitamente ao longo do dia.

Vila Nova Online | Amigos da Montanha dizem Olá à PrimaveraEsta ação é um convite à promoção da biodiversidade em meios citadinos, uma vez que as floreiras urbanas se revestem de uma grande importância ecológica, representando autênticos oásis para a fauna urbana. Este é, também, um dos objetivos centrais do programa BiodiverCidade criado e dinamizado pelos Amigos da Montanha. No âmbito deste programa, o espaço contou com seis exposições dedicadas à biodiversidade do rio Cávado, à poluição de plásticos nos oceanos, às alterações climáticas, à importância das abelhas e `da conservação da diversidade das sementes vegetais e às Hortas de Chuva. Foram ainda realizados os workshops “Jardins Verticais” e “Comedouros para Aves”.

Por seu lado, na área reservada aos mais pequenos, foram experimentadas as pinturas com pigmentos naturais e mais de uma centena de crianças foram recrutadas para a missão de salvar o planeta. Aí, a partir de um pequeno peddy paper, ficavam conhecedores das opções certas para se transformarem em heróis da natureza.

Vila Nova Online | Amigos da Montanha dizem Olá à Primavera
“Olá Primavera” é uma iniciativa dos Amigos da Montanha dedicada ao ambiente. A atividade contou com a parceria e participação de diversas entidades. O Município de Barcelos apresentou um espaço dedicado aos jardins sensoriais, dando a conhecer as texturas da natureza. Foram apresentados alguns projetos dinamizados junto da população, como a vermicompostagem e o controlo dos jacintos de água no rio Cávado. Os produtos de agricultura biológica estiveram representados pela Biocelos que promoveu, também, uma ação informativa e de degustação os seus produtos. A Turma da Abelha trouxe uma colmeia e demonstrou a importância das abelhas no nosso dia-a-dia na promoção da biodiversidade. O consumo sustentável esteve representado pela entidade Yoga & Granel que se dedica à venda de produtos biológicos em embalagens sustentáveis e amigas do ambiente. E porque a educação ambiental consiImagemste também no bem-estar no meio natural, foram ainda dinamizadas duas aulas de yoga.

.

.

Imagens: Olá, Primavera (Amigos da Montanha; divulgação).

.

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Pedro Costa

Diretor e editor.

Comente este artigo

Only registered users can comment.