Pub
Na passada quarta-feira, 11 de abril, a Escola do Instituto Nacional das Artes do Circo abriu as portas ao EnvolvAr-te 2018, projeto que pretende, através das artes circenses e da sua capacidade de estímulo à liberdade e abertura ao infinito, envolver e integrar os cidadãos portadores de deficiência do concelho famalicense numa missão artística repleta de novos desafios, mas também de convívio e alegria.
.
.
O projeto conta com a participação de 70 pessoas portadoras de deficiência, oriundas das diversas instituições de solidariedade social do concelho. Com uma duração de nove meses, o EnvolvArt-te decorrerá sempre às quarta-feiras, nas instalações do INAC – Instituto Nacional das Artes do Circo, em Ribeirão. No final, realizar-se-á um período de criação, numa residência intensiva, com participantes selecionados, tendo em vista a apresentação de um espetáculo.
Incentivar o respeito por si próprio e pelos colegas, socializar e integrar, desenvolver a coordenação motora, praticar atividade física através do trabalho muscular e de alongamento, aprender a noção de espacialidade e concentração, ganhar consciência corporal e despertar o interesse e a perceção artística, fomentando um acréscimo na formação como cidadão e público artístico-circense são os objetivos específicos deste projeto.
O projeto EnvolvAr-te 2018 é promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e conta com a participação das seguintes instituições: APPACDM, a ACIP, a AFPAD, a Associação Teatro Construção, o Centro Social de Landim e o Centro Social e Paroquial de Ribeirão.
As sessões são coordenadas por dois formadores do INAC, Ana Dora Borges, que trabalha a dança e o movimento, e Fábio Constantino, que trabalha a acrobacia aérea e têm a duração de 2 horas.
.
..
Imagem de destaque: Um por todos / EnvolvAr-te em ação (Edgar Ferreira/Município de Famalicão; divulgação).
.
Outras imagens: (Município de Famalicão; divulgação).
.
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.