16/4 a 8/5 | Quinzena da Educação 2018 mostra resultados da política educativa concelhia

16/4 a 8/5 | Quinzena da Educação 2018 mostra resultados da política educativa concelhia

Pub

De 16 de abril a 8 de maio, a comunidade escolar de Vila Nova de Famalicão mostra à comunidade os seus projetos educativos e dinâmicas escolares em mais uma edição da Quinzena da Educação. Serão quinze dias repletos de atividades. A iniciativa é promovida pelo Município de Famalicão em parceria com os vários agentes educativos.

 

 

A Quinzena da Educação, que se tem vindo a repetir anualmente desde 2007, pelo que vai já na sua 12ª edição, tem como objetivo reunir a comunidade educativa, cruzar vivências e mostrar à sociedade a dinâmica escolar, em ações que vão desde o teatro, à oferta de saídas profissionais, formação e qualificação, passando também pelo debate de ideias e convívio. A iniciativa permite dar a conhecer a política educativa municipal e o trabalho efetivamente realizado pelas escolas, mas também promover o debate e a reflexão crítica.

Vila Nova Online | Quinzena da Educação 2018Em relação à organização deste evento, Elsa Carneiro, Diretora do Agrupamento de Escolas de Ribeirão, considera, sobre o seu Agrupamento, que “a comunidade educativa da Escola Básica de Ribeirão” se preparou com afinco “para participar na Quinzena da Educação. Durante os dias dedicados à Quinzena da Educação, as atividades são inúmeras, envolvendo todos os parceiros responsáveis pela educação no Concelho.” Referiu ainda ser “o Município, enquanto agente educativo, o primeiro a dar o mote para em conjunto se planear a Quinzena da Educação.”

O arranque da programação da Quinzena da Educação arranca com o MOTE – Mostra de Teatro Escolar, iniciativa esta que conta com mais de uma dezena de espetáculos que irão envolver perto de meio milhar de alunos das escolas do concelho. Os espetáculos decorrem ao longo da Quinzena e serão distribuídos por diversos palcos: Casa das Artes, Centro de Estudos Camilianos (Seide S. Miguel), da Associação Teatro Construção (Joane) e Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (Famalicão).

As escolas têm aqui uma oportunidade única para divulgarem o trabalho artístico promovido pelos seus grupos de teatro escolar, como é o caso do grupo O Andaime, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, dirigido pelo professor Silvestre Carvalho, que tem vindo a atingir grande notoriedade ao participar numa série de eventos culturais, no concelho e fora dele.

Sobre a preparação da Mostra de Teatro Escolar, Elsa Carneiro salienta o esforço dos alunos e professores na sua preparação, afirmando que são “encenadas pelos alunos ao longo do ano letivo, num trabalho realizado para além da sua carga horária letiva.”

.

A Feira de Formação, Qualificação e Emprego é outra das grandes iniciativas da Quinzena da Educação. Terá lugar nos dias 26 e 27 de abril. Irá realizar-se no Lago Discount, em Ribeirão. Aí toda a rede de ensino e qualificação de Vila Nova de Famalicão, bem como dezenas de empresas, apresentarão aos estudantes e à comunidade as ofertas formativas e de emprego existentes, potencialmente facilitando a escolha de um futuro profissional. Sobre esta Feira, Elsa Carneiro é perentória: “Esta oferta é variada, dirigida aos interesses dos alunos, das empresas e da comunidade em geral.” Os alunos do 9º ano, principalmente, tal como os de outros agrupamentos de escolas, “são acompanhados na visita que irão realizar durante esses dois dias por professores da Escola e pela psicóloga do Agrupamento, no âmbito da orientação escolar e vocacional, recebendo informação detalhada de todas as ofertas (educativa e formativa).”

Vila Nova Online | Quinzena da Educação 2018O auditório da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, da CESPU, acolhe no dia 26 de abril, as Jornadas Municipais de Educação. “Parentalidade Consciente” é o tema eleito para este debate de ideias, aberto a toda a comunidade educativa e que decorrerá a partir das 21h00, com Mikaela Övén, sueca residente em Portugal que é uma estudiosa das ciências comportamentais e pós-graduada em desenvolvimento de competências. Mikaela Övén é uma facilitadora familiar e fundadora da Academia de Parentalidade Consciente. Sobre esta atividade, Elsa Carneiro refere a relevância e interesse “para todos os agentes educativos.”

Apaixonada pelo Mindfulness e pela Parentalidade Consciente, Mia Övén inspira há vários anos indivíduos e famílias na busca de harmonia e equilíbrio, através dos seus textos, rubricas na rádio e televisão, cursos e palestras. Entre outros, é autora do livros Guia de Parentalidade Consciente para Pais e Educadores – O Mindfulness aplicado à parentalidade, Educar com Mindfulness e Heartfulness, todos eles com o objetivo de serem potenciais ferramentas para auxiliarem pais e educadores a libertarem-se da culpa e ansiedade a com que se debatem nas difíceis situações educativas do dia-a-dia.

Vila Nova Online | Quinzena da Educação 2018A Quinzena da Educação inclui ainda, no dia 21 de abril, o Encontro Concelhio das Associações de Pais e Encarregados de Educação, que terá lugar no Auditório da EB 2,3 de Ribeirão, incluindo uma partilha de boas práticas e de conhecimento entre as associações.

Pela primeira vez incluída no programa da Quinzena da Educação, será realizada, no dia 23 de abril, às 17h00, no auditório da Assembleia Municipal, uma homenagem aos professores aposentados. Ao todo, serão homenageados uma dezena de professores.

Em jeito de conclusão, Elsa Carneiro, deixa claro que “a Quinzena da Educação enriquece toda a comunidade educativa, em particular, mas também a comunidade em geral”

Vila Nova Online | Quinzena da Educação 2018Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, a Quinzena da Educação reveste-se de grande relevância.  “Abrir as escolas à sociedade” e proporcionar “o diálogo com a realidade envolvente é, desde logo, um sinal positivo rumo a uma educação de qualidade.” “Com esta iniciativa, pretende-se [também] reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido pelos vários estabelecimentos de ensino do concelho, divulgando e valorizando os vários projetos educativos.”

.

.

Imagem de destaque: Feira de Formação, Qualificação e Emprego – Stans do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo na edição de 2014 (AECCB; divulgação).

.

Outras imagens: Elsa Carneiro, apresentação de teatro de O Andaime no MOTE, apresentação de teatro (agrupamento não identificado) no MOTE, Mikaela Övén, Escola EB2,3 do Agrupamento de Escolas de Ribeirão e Paulo Cunha (divulgação).

.

 

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do Autor

Pedro Costa

Diretor e editor.

Comente este artigo

Only registered users can comment.