Vila Nova de Famalicão

Famílias | Câmara Municipal entrega Bolsas de Estudo 2018 a 273 jovens estudantes

Famílias | Câmara Municipal  entrega Bolsas de Estudo 2018 a 273 jovens estudantes

Pub

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, entregou ontem, 28 de março, Dia Nacional da Juventude, 273 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o ensino superior. A sessão decorreu no auditório da Casa das Artes.

.

.

Desde há mais de dez anos que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão atribui, anualmente, uma bolsa de estudo a alunos do concelho que frequentam os diversos graus de ensino superior – licenciatura, mestrado ou doutoramento.

Nos últimos cinco anos, a autarquia aumentou em 50 por cento o investimento concedido às bolsas de estudo para o ensino superior. A verba atribuída às referidas bolsas de estudo aumentou de forma significativa, de 120 mil euros, em 2013, para cerca de 180 mil euros, em 2018. Vai, assim, ao encontro de um compromisso assumido pelo atual presidente do Município de Famalicão, Paulo Cunha, no arranque do seu primeiro mandato.

Também no que diz respeito ao número de alunos beneficiados se regista esse significativo aumento,. Em 2013 foram 145 estudantes os beneficiários desta medida, em 2018. Os apoios financeiros a cada estudante oscilam entre os 500 euros e os 1100 euros.

Joana Campos, natural de Vila Nova de Famalicão, estudante, tem 19 anos . Frequenta atualmente o primeiro ano do curso de Línguas Aplicadas da Universidade do Minho. Acabou, portanto, de ingressar este ano no ensino superior. Joana é uma das estudantes que esteve presente, esta quarta-feira, na Casa das Artes de Famalicão para receber, juntamente com outros 272 estudantes universitários naturais do concelho, a bolsa de estudo para o ensino superior concedida desde há mais de uma década pela autarquia, através do seu pelouro da Juventude. Um apoio sem o qual, refere a jovem que tem dois irmãos, tudo seria mais difícil. “Os meus pais não têm todas as possibilidades do mundo e esta é uma ajuda importante para pagar propinas, transportes e outras despesas que tenho.”

Por sua vez, na ocasião, Alexandra Rocha, mãe de um filho de 20 anos a frequentar o curso de Criminologia, no Instituto Superior da Maia, também assinala a ajuda que é esta bolsa. Alexandra tem dificuldades financeiras constantes. “Todos os meses […] tenho que gerir o orçamento [familiar] com muito esforço, mas com esta ajuda enorme por parte da Câmara Municipal conseguimos, pelo menos, aliviar a prestação mensal das propinas.”

os apoios a oscilarem este ano entre os 500 euros e os 1100 euros.

Paulo Cunha, o Presidente da Câmara Municipal, perspetiva o futuro. “Os melhores e mais eficazes investimentos são aqueles que se fazem nas pessoas, na sua qualificação e formação.” Por isso, o edil acredita que “o sucesso destes jovens será também, um dia, o sucesso de Vila Nova de Famalicão”.

Num discurso apelativo, Paulo Cunha deixou ainda um desafio aos jovens estudantes que ontem estiveram na Casa das Artes: “Quando concluírem o vosso percurso, olhem de novo para Vila Nova de Famalicão. Não se esqueçam do concelho que vos deu conforto. Tragam para Famalicão aquilo que aprenderam, quando atingirem o vosso objetivo venham concretizá-lo entre nós, façam nascer cá os vossos projetos.”

.Vila Nova Online | Famalicão entrega bolsas de estudo a 273 jovens estudantes

.

Imagem de destaque: Entrega das Bolsas de Estudo 2018 (arquivo do Município de Famalicão).

.

Outras imagens: Paulo Cunha, Presidente da Câmara de Famalicão, e Joana Campos, estudante, na cerimónia de entrega das Bolas de Estudo 2018 atribuídas pelo Município famalicense a estudantes do Ensino Superior.

.

 

Pub

Categorias: Local

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.