Vila Nova de Famalicão Barcelos

Interrupções letivas | Municípios e instituições privadas preparam programas de Páscoa para a infância e juventude

Interrupções letivas | Municípios e instituições privadas preparam programas de Páscoa para a infância e juventude

As insterrupções letivas são sempre uma dor de cabeça para muitos pais que não têm onde deixar os seus filhos mais pequenos durante este curto período de férias pascais. São apenas 15 dias, mas quando ambos os membros do casal trabalham, como é frequente nos tempos que correm, e o mesmo se passa com os avós, de forma menos vulgar, mas ainda assim muitas vezes, a necessidade de procurar um sítio onde deixar os filhos em segurança e, se possível, de modo a que aproveitem as férias para se divertirem, mas também a aprender, é preocupação prioritária.

.

Nesse sentido, as diversas autarquias tentam colmatar essas falhas e programam, em geral, diversas atividades, devidamente monitorizadas e adequadas para as faixas etárias dos educandos entregues ao seu cuidado. Há também empresas privadas que tentam compensar este problema, realizando diversas ofertas, mais ou menos apelativas quer no que se refere ao conteúdo programado de atividades quer no que se refere ao preço.

Por essa razão, é habitual, por estes dias vermos aparecerem nas escolas diversas ofertas para que os alunos se inscrevam nestas modalidades de férias, em geral apresentadas pelos municípios. Mas tanto estes quanto as empresas tratam de encontrar as formas mais adequadas para divulgação dos programas que oferecem.

.

Em Famalicão, Páscoa rima com diversão, propõe o Município

Em Vila Nova de Famalicão, as pausas letivas dos mais pequenos costumam ser uma experiência memorável. De há anos a esta parte, a autarquia consistentemente oferece programas de férias na Páscoa, mas também no Natal.

Alguns dos encarregados de educação e respetivos filhos já esperam e contam com esses momentos bem divertidos. As Férias Desportivas e Recreativas serão, provavelmente, o programa mais conhecido entre os alunos e encarregados de educação das escolas do 1.º ciclo do concelho. Decorrem de segunda, 26, a quinta, 29 de março, e vão contar com a participação de meio milhar de crianças.

Este ano não será exceção. Para o período de férias que se aproxima, a Câmara Municipal tem agendados vários programas lúdicos e desportivos destinados às crianças e jovens do concelho. Para além das habituais atividades desportivas, do cinema e dos workshops, este ano a iniciativa conta ainda com uma visita ao Oceanário de Lisboa, no dia 27, e ao Zoo de Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, no dia 29.

Para os jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, o pelouro da Juventude promove mais uma “Aventura na Páscoa”. A iniciativa decorrerá também entre os dias 26 e 29 de março, com visitas guiadas, workshops e muitos jogos.

Paulo Cunha, o presidente da autarquia, a propósito deste programa, refere que “em Vila Nova de Famalicão, as férias escolares são sinónimo de alegria, diversão, convívio, novas amizades e novas experiências. O município proporciona às crianças momentos inesquecíveis de aventura e conhecimento e aos encarregados de educação a garantia de que os seus filhos estão bem entregues”.

Também o Parque da Devesa preparou um programa gratuito de atividades lúdicas, de cariz ambiental e cultural, destinadas a crianças em ATL ou em família, entre os dias 26 de março e 6 de abril.

São atividades com uma duração aproximada de uma hora e que decorrerão nos vários espaços do parque, como as Hortas Urbanas, os Serviços Educativos ou a Casa do Território.

As inscrições devem ser efetuadas através do email parquedadevesa@vilanovadefamalicao.org. Poderá, se assim o desejar, obter mais informações através do telefone 252 374 184.

As habituais atividades pedagógicas promovidas todos os meses pelos polos da Biblioteca Municipal e pelos vários museus do concelho de Vila Nova de Famalicão são também uma boa sugestão para umas férias da Páscoa bem passadas.

Para mais informações, os encarregados de educação interessados poderão contactar o Departamento de Educação através do telefone geral do Município: 252 320 900.

.

Na Smart Kids, Páscoa rima com lazer, mas também consolidação de conhecimentos

No âmbito das Férias da Páscoa 2018, entre os dias 26 de março e 6 de abril, para as crianças e jovens famalicenses, o Centro de Estudos Smart Kids, programou visitas de estudo aos Bombeiros Voluntários Famalicenses, mas também às cidades do Porto e Guimarães. Diversas atividades lúdicas, desportivas e cívicas e revisões para consolidação das matérias escolares são as principais atividades programadas para estes dias.

As atividades do Centro de Estudo Smart Kids, que funciona na Rua Ernesto Carvalho, destinam-se a alunos internos e externos, do 1º ao 12º ano de escolaridade, pelo que podem ser frequentadas por todos os estudantes cujos pais não têm alternativa para ocupar e acompanhar os filhos nestas férias pascais.

“Durante as férias escolares há inúmeras famílias famalicenses que ficam com um problema nas mãos para solucionar que tem a ver com a ocupação dos seus filhos em segurança”, afirma Ângela Ribeiro, diretora do Centro, explicando assim o programa para umas férias diferentes.

A pensar nessas famílias, o Smart Kids abriu a participação nas férias de Páscoa a alunos externos, ou seja, que não frequentam a instituição nas valências de centro de estudo, apoio escolar, explicações e transporte.

“Serão duas semanas com atividades diversificadas, com vista a proporcionar aos alunos vivências com a natureza, desportivas, lúdicas e culturais”, descreve Ângela Ribeiro, acrescentando: “Passeios e atividades ao ar livre estão fortemente presentes na programação, com atividades que ensinam enquanto divertem.” Entretanto, há também momentos destinados à revisão e consolidação das matérias estudadas na escola.

Os alunos farão um passeio a Guimarães, visitando o castelo e os locais mais emblemáticos da cidade classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Também está programada uma visita ao “World of Discoveries”, museu interativo dos Descobrimentos, no Porto. Em Vila Nova de Famalicão, os alunos visitarão a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, ficando a conhecer as atividades dos bombeiros.

No âmbito das atividades ao ar livre, haverá plantação de árvores, construção de cabanas e caminhadas pela floresta, com a realização de desafios e jogos. As atividades desportivas também estão incluídas na programação, com a prática de modalidades como o voleibol e o futebol. Também serão realizados jogos livres, jogos tradicionais e, claro, jogos de pista e caça aos ovos. Afinal, é tempo de Páscoa.

Para quem já é aluno do Smart Kids, a programação já está incluída na mensalidade. As famílias de alunos externos têm a possibilidade de participar na programação completa ou então fazer a opção por dias específicos, consoante as necessidades.

Para mais informações acerca da programação, valores e horários, os interessados podem contactar o Centro de Estudo Smart Kids, localizado na Rua Ernesto Carvalho, Edifício França, nº 72, no centro de Vila Nova de Famalicão. As informações também podem ser obtidas por email geral@smartkids.com.pt, por telefone, através do nº 252 321 454, ou através da página Centro de Estudo Smart Kids.

.

Em Barcelos, Páscoa rima com animação

Durante a interrupção letiva das férias da Páscoa, o Município de Barcelos vai promover múltiplas atividades lúdicas para o tempo livre dos mais novos. Estas realizar-se-ão entre a Casa da Juventude, a Galeria de Arte, o Museu de Olaria, a Biblioteca Municipal, o Gabinete de Arqueologia e o Pavilhão Municipal.

A Casa da Juventude apresenta um programa de oficinas dedicado às expressões plásticas e que decorrerá entre 26 de março a 6 de abril, das 10h às 12h00, para grupos, e das 15h00 às 17h30, para inscrições individuais. A participação é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias e limitadas, devendo todos os interessados proceder à inscrição até ao dia 23 de março através do email casadajuventude@cm-barcelos.pt.

No mesmo período, durante a parte da manhã, entre as 10h e as 12h, as atividades propostas estão reservadas ao Museu de Olaria, com propostas de diversos ateliês direcionados para crianças entre os 6 e os 12 anos. Além de moldagens de figuras pascais em barro (27 de março), serão também realizadas oficinas de pintura de azulejo e peças (28 de março), ateliê vaso colorido (29 de março), ateliê pintura de telha (3 de abril), ateliê de instrumentos musicais de barro (4 de abril), ateliê de pintura de peças (5 de abril) e ateliê a Festa das Cruzes (6 de abril). A participação tem um custo de 1,10 € por atividade. As inscrições são limitadas e deverão ser enviadas para o email museuolaria@cm-barcelos.pt.

Durante a tarde, a Câmara de Barcelos, através da Galeria Municipal de Arte, propõe atividades dirigidas a crianças entre os 10 e os 16 anos e que se realizarão entre as 14h00 e as 17h00. Entre as propostas didáticas, encontram-se a criação de cestinhas de ovos, de coelhinhos reciclados e ainda a oficina de escrita criativa. As incrições são gratuitas, embora limitadas, e deverão ser submetidas para o email galeriamunicipalarte@cm-barcelos.pt.

Numa divertida aventura no mundo dos livros, a Biblioteca Municipal de Barcelos preparou também um programa especial, destinado a crianças dos 6 aos 10 anos de idade, que procura motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a criatividade, tendo como ponto de partida o contacto com o livro, entre a hora do conto, oficinas de leitura, expressão plástica, encontro com escritores, jogos e cinema. Para os jovens dos 11 aos 14 anos tem preparado oficinas de expressão dramática, experiências científicas, jogos, música e cinema. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias. Poderão ser efetuadas pessoalmente, na Biblioteca Municipal, pelo telefone (253809641) ou por email (biblioteca@cm-barcelos.pt).

Os mais novos podem também inscrever-se ainda no programa Férias Desportivas, promovidas pelo Pelouro do Desporto, que inclui várias modalidades. A participação é gratuita e as inscrições efetuam-se no Pavilhão Municipal, onde decorrerão as atividades.

Vila NOiva Online | Interrupções LetivasO Gabinete de Arqueologia preparou também um programa de animação e ocupação dos tempos livres para a pausa letiva, destinadas às crianças e jovens em idade escolar, entre os 8 e os 14 anos , na Casa da Azenha e na Casa da Memória da Terra de Faria.

As atividades constam de quatro sessões distintas são empre articuladas e orientadas para o sítio arqueológico, com uma forte componente lúdica e de contacto com a estação arqueológica e com a natureza envolvente, tendo como base a Arqueologia e a prática arqueológica, para se dar a conhecer o modo de vida dos habitantes do povoado da Idade do Ferro e da Idade Média, cujos testemunhos estão patentes na Casa da Memória. A participação é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias e limitadas, devendo todos os interessados proceder à inscrição até ao dia 23 de março através do email  arqueologia@cm-barcelos.pt.

.

.

Imagem de destaque: Natação, uma das práticas propostas pelo Município de Famalicão para as atividades organizadas no seu programa de Férias da Páscoa para os alunos mais novos (arquivo: Município de Famalicão)

.

Outras imagens:

Jogos desportivos (arquivo: Município de Famalicão)

Smart Kids – Centro de Estudo – Logotipo (divulgação: Smart Kids)

Museu de Olaria de barcelos (flyer) (divulgação: Museu de Olaria)

Assalto ao Castelo de Faria (arquivo: Município de Barcelos)

.

 

Categories: Local

About Author

Pedro Costa

Diretor e editor.

Write a Comment

Only registered users can comment.