A dieta do Paleolítico é moda ou não?

A dieta do Paleolítico é moda ou não?

Pub

 

 

A paleodieta, ou dieta do paleolítico, é o tipo de alimentação consumida pelos seres humanos que viveram entre 40 000 e 10 000 atrás, antes de terem a possibilidade de cozinhar os alimentos e quando ainda não existia a produção agrícola. Nesta época os nossos antepassados eram caçadores-recoletores, ou seja, a alimentação baseava-se na carne de caça, insetos, ovos, raízes, grande quantidade de folhas, frutos, bagas, sementes oleaginosas e em regiões dos grandes lagos e da orla costeira, comiam também peixe, marisco e bivalves. Em resumo podemos dizer que a dieta do paleolítico era rica em proteínas, moderada em gordura, baixa a moderada em hidratos de carbono, rica em fibras, com baixo conteúdo em sal e muito rica em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Sabemos através de ossadas humanas do paleolítico que os seres humanos desta época tinham dentições impecáveis e bom estado de saúde, já as ossadas datadas depois do período neolítico mostram o aparecimento de doenças ósseas, desgaste articular em indivíduos jovens e o aparecimento de doenças auto-imunes, coincidentemente foi nesta altura que se deram a introdução dos cereais na nossa alimentação.

Foi no paleolítico que o ser humano percebeu que muitos tubérculos, grãos de cereais e leguminosas não podiam ser ingeridos, pois causavam graves danos no organismo. Quando se começou a cozer os alimentos verificou-se que os tubérculos e os grãos, que eram tóxicos quando consumidos crus, passavam a ser melhor tolerados quando cozinhados. Desta forma, os cereais e os tubérculos passaram a integrar a alimentação do ser humano e foram tanto mais utilizados quanto a agricultura se desenvolveu e permitiu a sua produção em maior escala. Porém, hoje em dia sabe-se que os grãos de cereais e alguns tubérculos contêm lectinas na sua superfície, que é uma substância química muito ativa que a planta produz para se defender do ataque de bactérias, fungos, vírus e parasitas. A lectina é tóxica para o nosso organismo, e embora a cozedura do alimento diminua a sua toxicidade, vários trabalhos publicados nos últimos 10 anos mostram que esta consegue manter a sua atividade mesmo após a cozedura. As lectinas que ingerimos estão também a ser associadas ao aparecimento de alergias e intolerâncias alimentares, inflamação e algumas doenças auto-imunes. Estes conhecimentos têm ajudado a compreender o sucesso da paleodieta no tratamento e controle de doenças alérgicas, auto-imunes e doenças que envolvem processos inflamatórios crónicos.

A alimentação paleolítica é baseada no princípio que o ser humana evoluiu muito pouco a nível genético desde o tempo em que a agricultura apareceu. De facto sabemos que as enzimas digestivas necessárias para digerirmos perfeitamente um novo alimento podem demorar entre 5 000 a 10 000 anos a serem criadas em resposta ao contacto repetido a esse novo alimento. Isto significa que as enzimas digestivas que temos atualmente são muito idênticas ao dos nossos ancestrais paleolíticos, e que não estamos preparados para a transformação que nos últimos 100 anos se assistiu na indústria alimentar, a introdução de inúmeras novas moléculas na alimentação como corantes, conservantes, aditivos e organismos geneticamente modificados multiplica de forma incalculável a quantidade de novas substâncias ingeridas diariamente, para as quais não temos enzimas capazes de metabolizá-las.

Assim a falta de enzimas capazes de metabolizar todas estas novas substâncias, que estão presentes em milhares de alimentos atualmente, são uma das causas do aparecimento de doenças crónicas dependentes dos alimentos e por isso deveríamos manter uma alimentação mais aproximada à dos nossos antepassados do paleolítico, pois o nosso organismo foi preparado durante milhares de anos para este tipo de alimentação que permitiu aos nossos ancestrais evoluírem e desenvolverem o seu potencial cognitivo.

Segundo vários autores, foi a ingestão de uma dieta rica em ácidos gordos polinsaturados ómega 3 que permitiu aos nossos antepassados do paleolítico o desenvolvimento do cérebro e das suas capacidades cognitivas de uma forma nunca antes alcançada por qualquer outro ser vivo. De facto o cérebro do ser humano é constituído por uma grande percentagem de ácidos gordos polinsaturados ómega 3, especialmente o DHA proveniente dos peixes, mariscos e bivalves. Quando não ingerimos este nutriente na quantidade devida as células cerebrais não conseguem desempenhar as suas funções, pelo que é comum surgirem complicações de memória e de concentração, perturbações de sono, e o aumento da manifestação de sinais de ansiedade, irritabilidade e depressão.

Atualmente a paleodieta é considerada uma dieta contemporânea e tornou-se popular a partir da década de 70  através do livro  “The Stone Age Diet: Based on in-depth Studies of Human Ecology and the Diet of Man“ do gastroenterologista Walter L. Voegtlin, que prescrevia esta dieta para o tratamento dos seus próprios doentes com problemas de colite, síndrome do intestino irritável e indigestão.

Os alimentos que compõem este tipo de alimentação, atualmente, são a carne e o peixe, o menos processados possível, sendo habitual o recurso a estes alimentos crus ou fumados; os ovos, o marisco e os bivalves; as sementes e as frutas oleaginosas; os legumes e as frutas, preferencialmente os frutos vermelhos, sendo evitadas as frutas que foram sofrendo muitas alterações genéticas para melhorar a produção e as que têm maior valor calórico; e muito raramente pode ser usado algum mel. Nesta dieta não pode entrar o açúcar ou quaisquer alimentos adoçados; o leite e todos os lacticínios; os grãos e os farináceos provenientes de agricultura (leguminosas e cereais); e todos os alimentos industrializados que contém substâncias como conservantes, estabilizantes, aromatizantes, entre outros. Basicamente tudo o que os nossos avós não conhecem não deve entrar na nossa alimentação.

Dieta do Paleolítico apenas mais uma dieta da moda?

E então podemos dizer que a dieta do paleolítico é mesmo outra dieta da moda? Na minha opinião não. A ciência, de facto, mostra-nos que estamos a introduzir demasiado depressa toda uma série de novas substâncias sobre as quais ainda sabemos muito pouco. Na verdade, quando adotamos este tipo de alimentação, o nosso organismo adapta-se em poucas semanas a este novo modelo, em que se privilegiam os alimentos que a natureza nos dá e não os “alimentos” que a lucrativa indústria alimentar nos dá como as melhores opções.

Um dos problemas com os quais nos debatemos é o facto de não ser do interesse da indústria alimentar pesquisar e testar mais as substâncias que são utilizadas nos produtos processados. Infelizmente os interesses económicos sobrepõem-se a tudo o resto. Assim, cabe a cada um de nós procurar saber mais sobre o nosso organismo, aprender a olhar para os rótulos dos alimentos e perceber o que nos faz bem e é essencial para bom funcionamento do nosso corpo, bem como aquilo que nos faz mal e cujo consumo diário deve ser evitado.

Com tudo o que escrevi não quero dizer que as pessoas deixem de comer completamente tudo o que escrevi aqui, como é óbvio sei que é muito difícil jantar fora com amigos ou ir a uma festa e comer uma refeição 100% paleo, porém não é aquilo que fazemos 1 ou 2 vezes por semana que tem a maior repercussão na nossa saúde mas sim o que fazemos diariamente, as nossas escolhas do dia-a-dia podem evitar ou potenciar o aparecimento de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e vários tipos de cancro. Está, então, nas mãos de cada um de nós melhorar a nossa saúde e começar a fazer escolhas alimentares conscientes.

contacto visual - internet - webdesign - esposende

Imagem de destaque: Natureza-morta (baseada em natureza-morta de Floris Claesz van Dijck) por Maria Pimentel; ilustração).

**

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que temos vindo a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta, pelo que g

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se desejar recibo, envie-nos o seu número de contribuinte e email por favor; recebê-lo-á na volta do correio.

A independência requer capacidade financeira. Se puder e assim o quiser fazer, faça uma assinatura de amigo. Programe uma transferência bancária mensal ou trimestral a partir desse mesmo valor assim ajudando a garantir mais facilmente o futuro da publicação.

Lembre-se: A Vila Nova é para todos, gratuita e está sempre à mão. Colaboramos consigo, oferecendo-lhe conteúdos; colabore também connosco.

Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

Paypal: [email protected]

Pub

Categorias: Bem-estar, Nutrição, Saúde

Acerca do Autor

Filipa Fernandes

LIcenciada em Ciências da Nutrição pelo Instituto Superior de Ciências Egas Moniz. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 2906N.

Comente este artigo

Only registered users can comment.