Fuinha-dos-juncos (Cisticola juncidis) estimula confiança e cumplicidade entre observador e observado
Pub
.
.
A Fuinha-dos-juncos (Cisticola juncidis), fotografada numa haste partida de Tabua-larga (Typha latifolia L.), planta aquática que cresce nas margens de lagos e de rios, sobre um plano de fundo cinzento, criado pela água do próprio lago do Parque da Devesa, transmite, através do brilho do seu olhar, a cumplicidade e a confiança que em momentos de especial beleza se criam entre a ave e o observador e fotógrafo.
Ainda que o tempo vá passando de forma apressada, há vivências, há instantes, há imagens que ficam sempre presentes. É disso exemplo a história do encontro com esta ave. Caminhava na margem do lago, a terminar mais uma visita ao Parque da Devesa, quando aos meus pés ela surge, por entre as ervas. Esvoaça e pousa a escassos metros, observando e permitindo ser observada.
A Fuinha-dos-juncos (Cisticola juncidis) é uma das espécies de aves que permite alguma aproximação e que, por conseguinte, torna-se muito fotogénica.
Com estatuto de conservação “pouco preocupante” a nível mundial, distribui-se pelo sul da Europa, por uma grande parte de África, excluindo zonas desérticas e floresta tropical, pelo sul da Ásia e também pelo norte da Austrália. Em Portugal é comum e residente, preferindo as zonas do litoral às zonas de montanha por ser sensível às temperaturas baixas.
Identidade
A Fuinha-dos-juncos (Cisticola juncidis) é um passeriforme, da família Sylviidae, segundo a taxonomia adotada por algumas entidades, ou da família Cisticolidae, de acordo com outras, divergência que é suscetível de gerar alguma confusão.
Características
A Fuinha-dos-juncos (Cisticola juncidis) é uma ave pequena, com sensivelmente 10 a 12 cm de comprimento, 12 a 15 cm de envergadura e 8 a 12 gramas de peso. Na parte superior a plumagem é castanha e apresenta manchas escuras ou negras, bem definidas. A parte inferior é lisa e de cor beje esbranquiçado. A cauda é curta e larga, de cor castanha e pontas brancas. Tem asas curtas e patas claras.
Embora o macho e a fêmea sejam muito parecidos, na época da reprodução é possível a sua distinção. O macho adulto, em plumagem de verão, tem o bico escuro, ligeiramente curvo, e a coroa é uniforme e acastanhada. Por sua vez, a fêmea tem o bico pálido e a coroa é proeminentemente riscada.
Fora da época da reprodução, a Fuinha-dos-juncos (Cisticola juncidis) é mais difícil de ser observada porque habitualmente esconde-se no meio das ervas.
Muito característico desta espécie é o seu canto, um “dzip… dzip… dzip… dzip…”, que reproduz sucessivamente, com pausas muito curtas de aproximadamente um segundo, durante o voo em ziguezague, lembrando um inseto.
Habitat
Normalmente esta espécie, de forma solitária ou em pequenos grupos, frequenta áreas abertas com densa vegetação herbácea, preferencialmente próximas de água, como pastagens, searas, sapais, caniçais e juncais, nas margens de estuários, rios, pauis ou lagoas costeiras.
Alimentação
A Fuinha-dos-juncos (Cisticola juncidis) é uma ave insetívora. A sua dieta é, assim, constituída por insetos que captura por entre a vegetação.
Reprodução
A Fuinha-dos-juncos (Cisticola juncidis) é uma ave territorial com um sistema de acoplamento poligâmico, verificando-se o acasalamento de um macho com várias fêmeas, embora, por vezes, alguns machos possam ser monogâmicos.
O ninho construído na base das ervas, com a forma de pera ou garrafa, com uma abertura na parte superior é iniciado pelo macho e posteriormente terminado pela fêmea que aceitar o convite do macho para o acasalamento, convite este apresentado através de exibições.
A época de reprodução ocorre entre os meses de março e de setembro. A fêmea põe entre 4 a 6 ovos, de cor branco azulado, em cada uma das 2 ou 3 posturas que tem por ano.
A incubação dos ovos fica ao cargo da fêmea e dura cerca de 12 a 13 dias. A alimentação das crias também é assegurada pela fêmea. Com pouco mais de 15 dias, os juvenis já são capazes de voar.
Imagens: António Cruz
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.