Barcelos | Pré-escolar e 1º Ciclo de Ensino Básico beneficiam da implementação de Projeto de Intervenção Psicossocial e Psicoeducativa

Barcelos | Pré-escolar e 1º Ciclo de Ensino Básico beneficiam da implementação de Projeto de Intervenção Psicossocial e Psicoeducativa

Pub

Miguel Costa Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, assinou, anteontem, 21 de fevereiro, um protocolo de colaboração com os agrupamentos de escolas do concelho de Barcelos para a implementação do Projeto de Intervenção Psicossocial e Psicoeducativa. Este é destinado aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico com graves dificuldades de aprendizagem e/ou problemas cognitivos, emocionais e comportamentais.

O projeto integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado, aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (Norte 2020), através da Tipologia de Intervenção Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar de âmbito intermunicipal. Para a execução deste projeto, que tem a validade de 36 meses, há uma dotação orçamental de quase 500.000,00€, sendo que 85 por cento deste valor é financiado por fundos europeus.

O projeto, desenvolvido em estreita cooperação e com o envolvimento ativo dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho de Barcelos, tem como objetivo contribuir para a promoção do sucesso educativo e prevenir o abandono escolar, através da implementação e operacionalização das ações previstas.

Em termos de recursos humanos, inclui uma equipa constituída por seis psicólogos e três terapeutas da fala, exercendo a sua atividade com autonomia técnico-científica, articulando com o coordenador do projeto e com os representantes dos agrupamentos.

Na sessão de assinatura do protocolo, Miguel Costa Gomes salientou a necessidade de manter o esforço de combater as desigualdades e promover a equidade. Assim, referiria que com este projeto se pretende “criar as condições necessárias para que as crianças e jovens do concelho possam ser bem sucedidas e prossigam os seus estudos”. “A aposta que hoje fazemos na educação, amanhã trará resultados”, acrescentou.

Armandina Vila Chã Saleiro, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Barcelos,  aludiu ainda ao facto de esta oportunidade representar “uma grande aposta na educação”, o que permite, através do atual quadro comunitário de apoios, minimizar e promover o sucesso escolar.” Armandina Saleiro aditou que “seis psicólogos e três terapeutas da fala, para já, são os possíveis e necessários” encontrando-se os mesmos já no terreno “a trabalhar nos casos mais particulares para enquadrar estas crianças”.

Fazem parte desta parceria, para além do Município de Barcelos como entidade coordenadora, o Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, o Agrupamento de Escolas de Barcelos, o Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes, o Agrupamento de Escolas de Fragoso, o Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, o Agrupamento de Escolas de Vila Cova, o Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel, o Agrupamento de Escolas de Braga Oeste e o Agrupamento de Escolas Vale D’Este.

ova Online | Barcelos - Procolo Câmara - Agrupamentos de Escolas para apoios técnico-educativosO Diretor deste último agrupamento, Luís Dias Ramos, declarou à Vila Nova que “em contextos educativos devem ser diagnosticados precocemente os obstáculos ao processo de ensino-aprendizagem, isto é, [devemos] agir preventivamente.” Assim sendo, “este protocolo vem precisamente ao encontro dessa necessidade. Com ele minimizam-se situações em que se age reativamente o que, muitas vezes,  já não resolve os problemas observados ou as ações encetadas tornam-se pouco produtivas”, o que provoca “prejuízos incalculáveis no percurso académico de um aluno e, consequentemente, na sua vida pessoal futura.”

Os municípios do Cávado inscreveram diferentes projetos dentro do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, sendo que o que contempla a intervenção de equipas multidisciplinares nas escolas é considerado prioritário por todos os municípios. Barcelos é o primeiro município com intervenção direta no terreno e com um nível de maturidade e articulação muito diferenciado.

.

.

 Imagem de destaque: Centro Escolar de Viatodos (antiga Escola Primária) escola integrada no Agrupamento de Escolas Vale d’Este (Pedro Costa).

.

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.