Joane | Na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, Martinho Dias partilha mural com alunos

Joane | Na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, Martinho Dias partilha mural com alunos

Pub

O artista plástico Martinho Dias partilhou com cerca de 50 alunos do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, de Joane, a pintura de um mural artístico, inaugurado ontem, 21 de fevereiro, no âmbito do projeto “Artista no Município”, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

.

.

O projeto “Artista no Município” teve início já  em 2016. Este projeto tem vindo a englobar um conjunto de atividades culturais e artísticas, como o desenvolvimento da exposição na Casa das Artes sobre a obra de Camilo “A Corja”, que não pretendia ser uma ilustração da obra camiliana, antes o resultado do cruzamento da temática camiliana com a nossa contemporaneidade. A esse propósito, dizia-se na altura da exposição, no Gerador, que “cada tela poderá ser vista como um dos lugares do grande carrossel ou como uma das peças da engrenagem circular que tenta, de forma inglória, alcançar uma visão globalizante da sociedade – quer da do século XIX, quer da nossa”, e a 4ª sessão das Improbabilidades Criativas, realizada no Parque da Devesa, em que o autor dirigiu um workshop de pintura ao ar livre.

Le Caroussel, de Martinho Dias, uma das obras integrantes de “A Corja”, exposição patente no foyer da Casa das Artes em 2017.

.
José Alfredo Mendes, Diretor do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, não escondeu a satisfação pela realização desta atividade, em particular “por ver os alunos da escola envolvidos neste projeto.” Aproveitando a ocasião, salientou a vertente “artística e cultural muito forte” que sempre existiu na Escola Benjamim Salgado.

Vila Nova Online | Martinho DiasPor sua vez, Martinho Dias elogiou “a abertura e a confiança por parte da escola e dos professores em acolher esta iniciativa”. Mostrou-se satisfeito com o “entusiasmo demonstrado pelos alunos desde o início do projeto” e assumiu que foi “um desafio muito gratificante”.

O vereador da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Leonel Rocha, presente na iniciativa, salientou a atitude dos professores e responsáveis da escola que “olharam para o projeto como um desafio e uma oportunidade de proporcionar aos seus alunos novas experiências e competências”.

.

.

Imagem de destaque: Painel exterior realizado por Martinho Dias e alunos na Escola Secundária Benjamim Salgado (imagem: arquivo da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão).

.

Ligações:

Martinho Dias – facebook

Martinho Dias – A Corja (exposição na Casa das Artes – V. N. Famalicão)

.

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Pedro Costa

Diretor e editor.

Comente este artigo

Only registered users can comment.