Desporto | Escalões de formação. Município de Famalicão atribui apoio financeiro à prática federada

Desporto | Escalões de formação. Município de Famalicão atribui apoio financeiro à prática federada

Pub

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai assumir, em 2108, todas as despesas com a inscrição e os seguros de cerca de cinco mil jovens atletas do concelho, que praticam desporto nos escalões de formação de forma regular.

.

.

A atribuição dos apoios é feita normalmente no arranque das temporadas desportivas. Neste âmbito, na última reunião do executivo municipal, foram aprovados os apoios financeiros para as inscrições federativas e seguros de atletas nas modalidades de basquetebol, hóquei em patins e patinagem artística, andebol e atletismo, num investimento de cerca de 8.300,00 euros.

Para além dos benefícios intrínsecos e generalizados de uma prática desportiva regular, no que se refere à saúde dos próprios atletas, este apoio é também importante pela incorporação de um conjunto de competências relevantes para a vida futura de cada um dos atletas, quer em relação à prática desportiva propriamente dita quer em relação ao projeto de vida de cada um deles.

A medida, com largo alcance social e desportivo, foi incrementada em 2016 e abrange atualmente cerca de duas dezenas de modalidades, desde o mais popular futebol, passando pelo xadrez e pelo rugby, ao ténis de mesa que, com apenas 15 atletas inscritos na respetiva federação, vê agora também a serem pagas as respetivas inscrições federativas e seguros.

Até 2016, a autarquia apoiava a formação desportiva do futebol de cerca de 2500 jovens, por ano, através do pagamento relativo aos seguros e às inscrições nos escalões de formação na Associação de Futebol de Braga, num investimento anual superior a 90 mil euros. Atualmente, o investimento municipal situa-se na ordem dos 150.000,00euros anuais, mas o número de atletas abrangidos pela medida duplicou. É o terceiro ano consecutivo que a autarquia aplica esta medida.

Através de comunicado, Paulo Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, refere que através desta medida se pretende “transmitir um sinal claro às associações, às famílias e aos atletas famalicenses de que a autarquia apoia o desporto, em toda a sua diversidade.” Além do mais, acrescenta: “Com este apoio a autarquia está a criar condições para que todos os jovens famalicenses tenham acesso ao desporto, qualquer que seja a modalidade escolhida”.

Entretanto, a autarquia mostra-se disponível para apoiar outras modalidades que venham a surgir. Refere o autarca que o mais importante neste tipo de apoios financeiros é o incentivo a que haja “cada vez mais jovens a praticarem desporto e a fazerem o que gostam.”

Do mesmo modo, refira-se ainda que o Município financia, todos os anos, os exames médicos obrigatórios a todos os jovens atletas federados.

.

Imagem de destaque: Escalões jovens na prática de atletismo de competição (arquivo do Município de Vila Nova de Famalicão)

.

 

Pub

Categorias: Desporto

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.