12/2 | Carnaval. É bom foliar em Famalicão

12/2 | Carnaval. É bom foliar em Famalicão

No Carnaval, todos os caminhos vão dar a Famalicão.

É certo que tantas outras localidades assinalam o Carnaval e fazem festas de arromba. Mas Famalicão tem essa particularidade de ter criado um Carnaval a partir dos encontros de amigos. Na Rua Luís de Camões, nos idos anos ’90, os jovens desse tempo reuniam-se nos bares ali existentes, em particular no Casanova, e davam largas às suas mascaradas e folias desfilando em alegre convívio e de forma informal.

Aos poucos, os grupos foram crescendo, foram chegando amigos de outras freguesias e cidades aqui ao redor até que, ao fim de poucos anos, se tornou praticamente impossível atravessar a “Camões.”

.

Hoje em dia, a festa alargou-se ao centro da cidade e a todo um conjunto de bares existentes que proporcionam copos e diversão a gente de todas as cores e idades: piratas, brasileiras, mecânicos, lavradores, atrevidotes e outros que tais (per)correm as ruas saltando de um para outro lugar em exibição e folia, digna das grandes festas dionisíacas dos tempos da antiga Grécia.

São, por isso, milhares os foliões que dão largas aos festejos de Entrudo nas ruas da cidade e outros tantos, mais pacatos e sossegados, se lhes juntam para admirar esses outros mais extrovertidos.

Hoje em dia, o Carnaval tem a sua organização a cargo do Município famalicense. O palco principal situa-se na zona envolvente ao Parque da Juventude, nomeadamente as ruas Luís Barroso, Luís de Camões, Praça 9 de Abril, Avenida de França e Rua D. Fernando I. Mas a festa estende-se por toda a cidade. Famílias inteiras, grupos de amigos, equipas mais ou menos organizadas invadem a cidade, num movimento espontâneo e contagiante de alegria e muita folia. Todos os bares e cafés abrem as portas e juntam-se à festa com os seus dj’s e oferecem música aos carnavaleiros, madrugada dentro.

.

.

Para os interessados em se deslocarem de forma tranquila à cidade, a autarquia disponibiliza nove autocarros, com capacidade para cerca de 50 pessoas cada, que irão percorrer o concelho de Vila Nova de Famalicão de lés a lés, assegurando que toda a gente participe naquela que é considerada a noite mais divertida do ano na região norte do país. Cada autocarro irá efetuar quatro viagens, saindo das diversas freguesias – Joane, Pedome, Riba de Ave, Bairro, Ribeirão, Fradelos, Gondifelos, Arnoso Santa Eulália e Portela, em direção ao centro da cidade e com paragem em frente à Escola D. Sancho I – pelas 20h45, 21h30, 22h15 e 23h00, em direção ao centro da cidade e regressando depois pelas 2h00, 4h00, 5h00 e 6h00 da manhã. As viagens são gratuitas e para viajar basta aparecer nos locais de paragem.

Para além das viagens em autocarro, a CP disponibiliza também viagens de comboio, com bilhetes especiais para a ocasião, de ida e volta, pelo módico preço de 2,00 euros. Estes bilhetes, destinados às pessoas de fora do concelho, são válidos nos comboios urbanos do Porto, e estendem-se num radial de 60 km à volta do Porto, incluindo as Linhas de Aveiro, Braga, Marco de Canaveses e Guimarães.

.

Imagem de destaque: Carnaval, anos ’80 (Passos Zamith).

 

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos de preenchimento obrigatório*