Deliberações Municipais | Que Deus os abençoe

Deliberações Municipais | Que Deus os abençoe

A nova Câmara Municipal, logo na sua primeira reunião, deliberou manter os impostos nos seus actuais valores. A Câmara fez alarde da decisão tomada, procurando convencer-nos de que seria uma coisa boa para os famalicenses, mas não é. A Câmara podia e devia ter baixado os impostos até ao máximo que lhe fosse permitido e, mesmo assim, ainda ficaria muito acima do que seria devido se vivêssemos numa sociedade justa e actuante. Mas não é o caso.

Não pretendo com isto criticar especificamente esta deliberação desta Câmara, que provavelmente deliberou como qualquer outra teria deliberado nas mesmas circunstâncias, mas apenas chamar a atenção para o facto em si.

É por causa da ideia instalada na sociedade de que, esteja quem lá estiver, as deliberações serão sempre iguais, que esta Câmara deliberou que tudo ficava igual. Igual por igual…. A Câmara bem sabia que tal deliberação não lhe causaria mossa eleitoral, tanto mais que já das outras vezes decidiu do mesmo modo e ninguém tugiu nem mugiu! De nada adianta a “oposição“, atenta e veneranda, pedir a palavra, protestar o seu devido respeito, e dizer que aquela “coisa” tem umas décimas a mais. A Câmara aproveita e faz realçar na imprensa local o “protesto de devido respeito” por detrás do qual esconde as “décimas a mais” e acrescenta que podia até ter subido os impostos e não o fez. Na verdade! Sendo assim, até foi muito bom, pensamos nós. Isto assim explicado, deixa-nos muito mais descansados. Ao início estava preocupado, pensava que a deliberação tinha sido má. Agora já posso dormir descansado. Tudo vai bem no reino da política. Até um dia… Como diz Santana Lopes (upa lálá), “os políticos por vezes perdem o contacto com a realidade“. Por vezes?!!

.

Pub

Categorias: Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Rubim Santos

Rubim Santos é advogado, natural de Calendário. No exercício da atividade política, desempenhou os cargos de Vereador do Urbanismo e de Vereador do Ambiente. Ainda no âmbito da sua participação cidadã, foi líder do Grupo Parlamentar Municipal do Partido Socialista e é atualmente Deputado Municipal.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.