Eduardo Teixeira Pinto no Museu Bernardino Machado

Eduardo Teixeira Pinto no Museu Bernardino Machado

Pub

[Eduardo Teixeira Pinto] fundia uma rara sensibilidade com a capacidade de espanto

perante a beleza e a diversidade da natureza e do homem.

Filipe Gonçalves

Eduardo Teixeira Pinto nasceu em S. Gonçalo de Amarante em 29 de abril de 1933.

De seu pai, também fotógrafo e fundador da «Foto–Arte» em 1930, herdou o prazer de fotografar. Sócio do seu pai e seus irmãos José e Aristides, trabalhou sempre com eles dedicando toda a vida à fotografia.

Teixeira Pinto iniciou-se naquela que é considerada a 8ª arte, a fotografia, em 1950. A partir de 1953 começa a expor em diversos salões de fotografia por todo o mundo. Para além de Portugal, entre outros países, expôs também em Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Angola, Moçambique, Brasil e na Austrália.

O seu olhar poético sobre a realidade, bem como a experiência de toda uma vida fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX, quer em Portugal quer no estrangeiro, entre os quais se destaca o Grande Prémio Camões, em 1960. A sua obra aborda diversos temas, com destaque para a natureza e a figura humana que tão bem soube conciliar. Anabela Magalhães, no seu blogue pessoal, afirma: A partir dele, nada mais voltaria a ser como dantes apenas porque Eduardo Teixeira Pinto tinha uma técnica ímpar que dominava como ninguém e que, associada a uma desmesurada sensibilidade e a um amor incondicional por Amarante, e pelo Tâmega, produziram autênticas fotografias poéticas… ou serão antes poemas fotográficos, tantos! geniais!, que ele fez o favor de nos legar?!

Avesso a homenagens e distinções, faleceu há 8 anos atrás, em 4 de janeiro de 2009, tendo deixado um espólio fotográfico de valor incalculável.

Postumamente, em dezembro de 2010 foi publicado o livro «Eduardo Teixeira Pinto – a poética da imagem», numa edição com o patrocínio da MOTA-ENGIL, catálogo dedicado à obra do fotógrafo, que consta de cerca de 230 fotografias agrupadas pelos diversos temas abordado na sua obra: O Rio, A Nossa Terra, A Nossa Gente, As Festas e Outros Olhares.

Museu Bernardino Machado mostra ‘O prazer de fotografar’, uma das exposições que percorrem o país a promover a obra do fotógrafo de Amarante

Com o objetivo de promover a divulgação do vasto espólio de Eduardo Teixeira Pinto, três exposições itinerantes, com uma seleção de fotografias representativas do percurso do autor, percorrem atualmente o país: «O prazer de fotografar», a qual temos agora a possibilidade de visitar no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, pela 2ª vez, entre 4 de janeiro e 18 de fevereiro, depois de já em 2010 a termos podido eventualmente visitar na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, «A criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto» e «Sensibilidades».

Em Amarante, o Museu Municipal Amadeo de Souza–Cardoso possui também uma sala, com uma exposição permanente, dedicada à obra de Eduardo Teixeira Pinto.

Eduardo Teixeira Pinto - Matinal (Museu Bernardino Machado, 2018) Vila Nova - Famalicão Online (espólio da família)

Eduardo Teixeira Pinto – Matinal (arquivo da família)

Imagem de destaque: O Ciganito (detalhe; arquivo da família).

Para saber mais:

Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco: O Prazer de Fotografar, Eduardo Teixeira Pinto

Eduardo Teixeira Pinto – O Prazer de Fotografar

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - música - concertos - espetáculo - cultura -livro - literatura - política - trabalho - rendimento - segurança - saúde - cinema - proteção civil - segurança - ribeirão - riba d'ave -

Imagens: Eduardo Teixeira Pinto

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Publicidade (promoções e tabelas em vigor ):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Contacte-nos para situações especiais.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Pedro Costa

Diretor e editor.

Comente este artigo

Only registered users can comment.