Luís Serguilha apresenta Raias do Pensamento em Pernambuco

Luís Serguilha apresenta Raias do Pensamento em Pernambuco

Pub

 

 

Luís Serguilha, poeta famalicense, cujos processos criativos têm sido objeto de estudo, crítica e ensaio por parte de académicos, críticos, pensadores, artistas e mesmo outros poetas e escritores de língua ibero-afro-americana, atualmente residente em Recife, no Brasil, encontra-se a ultimar os seus encontros literários ‘Raias do Pensamento em Pernambuco’ que irão decorrer a 18 de novembro.

Neste encontro, irmão do Raias Poéticas famalicense, estarão presentes, entre outros, uma diversidade de poetas, ensaístas, críticos, tradutores e cineastas europeus, sul-americanos e africanos.

Segundo o autor de Plantar Rosas na Barbárie e Kalahari, entre outros, onde a procura desmedida pela voz do vazio é uma constante, as “Raias do Pensamento têm como objetivo discutir experimentações da literatura”. São também, por outro lado, a “arte de intensificar encontros, de fazer mundos possíveis por meio da ética e da estética que nos faz recomeçar sempre de novo”, Este encontro é ainda a “abertura do movimento infinito que modifica a relação com a vida, sem julgamentos, mas com pensamento intensivo produtor de sentido onde o passado coexiste com o presente, construindo tempo puro.”

Na sua apresentação deste evento, Luís Serguilha salienta que as Raias do Pensamento se concretizam enquanto “movimentos intensivos das singularidades, afecções sígnicas do imperceptível, campos problemáticos potencializadores de aprendizagens inventivas, revoltas de sensações, linhas intensificadoras de processos artísticos, dobras estéticas e éticas vitalizadoras da crítica-criativa.”

Assim, as Raias do Pensamento “são conexões paradoxais que mergulham nas questões: “O que pode o corpo? O que pode o pensamento? O que pode o afecto? O que pode a vida? O que pode a arte? O que pode o acontecimento? O que pode o desejo?”, e a que os presentes no encontro irão tentar dar uma (ou várias) resposta(s).

Sobre os poetas e ensaístas presentes no Encontro, afirma Luís Serguilha: “São agitadores de pontos de vista. A diversidade e as multiplicidades estão presentes nas escolhas, transfronteirando mundos possíveis.”

Poesia | Conceitos-moventes da-na poesia entre fractais acósmicos e os ritmos geometrais da sintomatologia

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagem: RPP

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura, Literatura

Acerca do Autor

Pedro Costa

Diretor e editor.

Comente este artigo

Only registered users can comment.