4 e 5/12 | Projeto Homem – Ecologia das Dependências, Entre a utopia e a limitação

4 e 5/12 | Projeto Homem – Ecologia das Dependências, Entre a utopia e a limitação

Pub

O Projeto Homem, entidade promotora do Projeto Mais vale Prevenir que atua na área da prevenção e tratamento de toxicodependências várias em  Famalicão, na prevenção, reinserção e redução de danos, vai organizar nos próximos dias 4 e 5 de dezembro um encontro, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

Nesse encontro, em que estarão presentes académicos e investigadores, mas também instituições, comunidades e os demais interessados em participar, serão debatidas as problemáticas provocadas pelas mudanças comportamentais ocorridas nas últimas décadas, inclusive aquelas causadas pelas transformações tecnológicas, sobretudo nos planos social e individual,  e que têm vastos reflexos nas vivências familiares, escolares e/ou laborais.

Refere a organização do evento que “as mudanças sociais e tecnológicas trouxeram oportunidades e utopias”, confrontando-nos, porém, “com os nossos próprios limites e limitações. As dependências são, além de perturbações do comportamento, sinais e sintomas destas alterações no sistema ecológico em que nos desenvolvemos.”

Os contributos para a sua explicação e intervenção têm vindo a beneficiar do diálogo interdisciplinar que nos últimos anos se tem aprofundado, deste modo se atingindo uma mais completa perceção deste complexo fenómeno.

Este II Congresso Internacional Projecto Homem, organizado pelo Centro de Solidariedade de Braga/Projecto Homem em colaboração com a Universidade Católica de Braga, pretende cruzar saberes e promover a reflexão e o debate sobre os desafios na compreensão e na intervenção junto de pessoas com dependências e comportamentos aditivos dos mais diversos tipos.

Os especialistas em intervenção aqui reunidos nas múltiplas conferências, mesas redondas e sessões paralelas esperam, deste modo, conseguir contributos para a melhoria das práticas da prevenção ao tratamento.

A entrada é livre a todos os interessados.

 

 

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.