6/5 a 25/11 | YMotion – Mostra de cinema jovem

6/5 a 25/11 | YMotion – Mostra de cinema jovem

Pub

O YMotion é a mostra de cinema jovem português organizado pel Casa da Juventude de Famalicão anualmente; este ano teve a sua 3ª edição. Entre os dias 18 e 25 entra na fase final da edição do corrente ano – 2017.

 

Esta mostra do cinema jovem português iniciou-se em maio passado com uma candidatura a um concurso de filmes produzidos por jovens entre os 12 e os 35 anos. No presente ano, o tema a concurso foi O Eu, o Outro e as Emoções.

O vencedor do Concurso receberá o Grande Prémio Joaquim de Almeida numa sessão de encerramento que acontecerá no último dia do festival na Casa das Artes.

Como objetivos deste concurso encontram-se a promoção e divulgação do cinema jovem português, mediante a distinção de novos autores e intérpretes, a criação de novos públicos, bem como a dinamização da oferta de cariz cultural facilmente acessível na cidade.

Assim, os filmes a concurso serão apresentados na Casa da Juventude durante a semana de 18 a 24, com algumas exibições a serem descentralizadas para Esmeriz, Seide S. Miguel e a Casa das Artes.

Do programa constam também um workshop com a atriz Dalila do Carmo e encontros com os autores bem como com membros do júri.

Por seu turno, Mário Augusto, Tiago R. Santos e o programador do festival, Rui Tendinha, apadrinham a edição Ymotion 2017.

Rui Tendinha afirma que “o cinema jovem português (…) tem muitos (…) afluentes e confluências. Dizer que fazem todos o mesmo cinema é um equívoco recorrente. (…) Vamos poder ver uma variedade de formas e estilos.”

Neste terceiro ano do evento, o Ymotion aponta caminhos e coloca questões sobre a cinematografia jovem portuguesa. Nesse aspeto, “a Mostra de Cinema Jovem, cujo grande alvo é um público juvenil na idade dos porquês cinéfilos, divide-se entre a projeção das curtas metragens inscritas para competição no festival e o ciclo “O Novo Cinema Português”.

“São filmes e gestos de cinema verdadeiramente estimulantes e com um sinal dos tempos. Quer a nível de linguagem, quer a nível de formas”, conclui Rui Tendinha.

Todas as sessões são de entrada livre até à lotação das salas.

 

Para saber mais, consulte: YMotion.

 

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.