24 a 25/11 | Encontros de Outono – Partidos e Movimentos Políticos (1910-1974)

24 a 25/11 | Encontros de Outono – Partidos e Movimentos Políticos (1910-1974)

Pub

Durante dois dias, nos próximos 24 e 25 do corrente mês de novembro, estarão presentes em Famalicão alguns dos mais prestigiados historiadores e investigadores nacionais da História  Contemporânea, tais como Ernesto Castro Leal e José Manuel Tengarrinha, da Universidade de Lisboa, João Madeira, Luís Farinha e Fernando Rosas, da Universidade Nova, e Luís Reis Torgal, da Universidade de Coimbra.

Irão participar nos Encontros de Outono, iniciativa do Museu Bernardino Machado que desde há mais de 20 anos tem vindo a ser promovida pela Câmara Municipal. Estes Encontros têm trazido à cidade um lugar de destaque na atualidade nacional enquanto espaço de debate sobre temas históricos, políticos, sociais e culturais. No fulcro das 12 comunicações a proferir em 2017, e respetivos debates, estará a vida e a ação dos partidos políticos durante a I República e o Estado Novo.

Em 2017, os Encontros são subordinados ao tema “Partidos e Movimentos Políticos (1910-1974)”, deste modo concluindo o Ciclo de Conferências e exposições que o Museu promoveu ao longo do corrente ano: Os partidos perante as grandes questões da I República. Dada a simbologia e especificidade dos conteúdos a serem debatidos, as comunicações realizar-se-ão no auditório da Assembleia Municipal, nos Paços do Concelho.

Segundo Norberto Cunha, coordenador científico do Museu, a escolha do tema deve-se, de um lado, ao facto de Bernardino Machado ter sempre demonstrado “ao longo da sua vida uma grande preocupação com os partidos políticosdesde logo, pela sua génese, pela sua dimensão e pela sua convergência” e, de outro,  à atualidade do tema e à forma como os cidadãos vivenciam  hoje em dia os partidos políticos: “Há atualmente uma pressão e exigência enormes dos cidadãos para com os partidos políticos, o que até é saudável do ponto de vista da democracia, mas há também falta de conhecimento e desinformação sobre a forma como os partidos surgiram e como se desenvolveram”. Ainda segundo Norberto Cunha, com estas conferências, o Museu “dá um enorme contributo para o conhecimento da história e para compreensão da atualidade”.

A participação nos Encontros de Outono é gratuita, mas as inscrições devem ser efetuadas até 21de novembro. Para os professores do Grupo de História, a frequência dos Encontros de Outono tem a possibilidade de ser contabilizado como formação.

Pode consultar a programação completa no sítio do Museu Bernardino Machado ou no respetivo cartaz de divulgação.

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.