20/10 a 29/10 | III Ciclo de Concertos de Órgão em Famalicão e Santo Tirso

20/10 a 29/10 | III Ciclo de Concertos de Órgão em Famalicão e Santo Tirso

Pub

Em Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso, de 20 a 29 de outubro, será apresentado o III Ciclo de Concertos de Órgão. Esta iniciativa da Tagus Atlanticus, com o apoio das duas autarquias, trará a ambos os concelhos alguns dos nomes maiores do órgão barroco em Portugal.

O Ciclo inicia-se em Santo Tirso, com três concertos marcados para os dias 20, no Mosteiro de S. Bento, 21, na Igreja Matriz de Fontiscos, e na Igreja Matriz de Guimarei, 22,. Este Ciclo terminará com três concertos finais, em Famalicão, que serão apresentados na Igreja Matriz de Telhado, 27, na Igreja Matriz de Mouquim, 28, e na Igreja Matriz de Ribeirão, 29.

Como em anos anteriores, os concertos são de entrada livre, mas sujeitos à lotação de cada um dos locais onde decorrem.

Marco Brescia, o seu diretor artístico, afirma que a iniciativa é “a única do género em todo o país que, para além de realizar concertos em recintos dotados de um órgão de tubos próprio, contempla igualmente comunidades que não dispõem de um órgão autêntico e que, através da presente iniciativa, recebem temporariamente um órgão portátil que lhes possibilita, assim, um acesso direto ao indescritível encantamento que só um órgão verdadeiro é capaz de proporcionar”.

Deste Ciclo de concertos, destacamos a atuação da organista Isabel Albergaria, uma açoriana que se apresentará na atuação de encerramento, a decorrer na Igreja Matriz de Ribeirão que conta no seu património com um histórico órgão de António José dos Santos.

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.