23/10 Macau: Memória e Pensamento – Manuel da Silva Mendes, 150 anos do seu nascimento

23/10 Macau: Memória e Pensamento – Manuel da Silva Mendes, 150 anos do seu nascimento

Pub

Silva Mendes foi um filósofo, político e pedagogo português, nascido em S. Miguel das Aves, freguesia que em tempos idos era parte integrante do Concelho de Vila Nova de Famalicão.

Manuel da Silva Mendes, nasceu em 1867 e viveu grande parte da sua vida em Macau, assinalando-se agora o 150º aniversário do seu nascimento.

No plano filosófico, em finais do Século XIX, é um dos divulgadores das ideias do socialismo libertário ou anarquismo nos finais do século XIX, tendo originalmente publicado a obra Socialismo Libertário ou Anarquismo: história e doutrina, em 1896, na extinta Tipografia Minerva.

A Associação dos Amigos do Livro de Macau vai realizar, no próximo dia 23 de Outubro, em S. Miguel de Seide, no Centro de Estudos Camilianos, o Colóquio “Macau: Memória e Pensamento. Manuel da Silva Mendes – 150 anos do seu nascimento”. Com o patrocínio da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão e a Fundação Jorge Álvares, para além do Colóquio, será apresentado no final do mesmo o primeiro volume da coletânea de textos de Manuel da Silva Mendes (S. Miguel das Aves, V. N. de Famalicão, 23/10/1867-Macau, 30/12/1931), reunindo o que ele escreveu sobre Arte, Filosofia, Religião, Cultura e Tradições Chinesas. A obra, com cerca de 600 páginas, inclui ensaios de Amadeu Gonçalves, António Aresta e Tiago Quadros. Será ainda realizada no átrio do Centro de Estudos Camilianos uma exposição bibliográfica de Silva Mendes.

Imagem de capa: João F. O. Botas (pormenor de capa do livro Manuel Silva Mendes – Biografia, 1867-1931)

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.