12/set – 27/10 – Chen Bao Chen | Os Encontros da Imagem 2017 na Casa-Museu Soledad Malvar

12/set – 27/10 – Chen Bao Chen | Os Encontros da Imagem 2017 na Casa-Museu Soledad Malvar

Pub

Há 30 anos atrás, em 1987, surgiu em Braga um evento pouco habitual para a época – o Festival fotográfico Encontros da Imagem. Estes tentaram dar a conhecer aos bracarenses, mas também a todos aqueles que visitavam a cidade, quer autores clássicos fundamentais da arte fotográfica, quer também nomes essenciais da contemporaneidade.

Os Encontros da Imagem foram adaptando o seu formato aos novos tempos digitais e às novas estéticas entretanto surgidas.

“Num tempo em que a imagem adquire uma força inesperada, demonstrada pelo poder que tem de cativar e até iludir, os territórios da fotografia têm ganho cada vez mais importância e vivacidade”, referem os organizadores do evento.

Os Encontros da Imagem têm vindo, ao longo dos anos, a estabelecer uma série de parcerias com diversas instituições, nomeadamente autarquias em redor de Braga, no sentido de alargarem o evento a estoutras localidades mais próximas geograficamente. É o caso de Famalicão.

Embora já desde 12 de setembro passado, presentemente, na galeria da Casa-Museu Soldedad Malvar, encontra-se exposto um conjunto de trabalhos do chinês Chen Bao Cheng que poderá visitar até 27 do corrente mês de outubro.

Chen Bao Cheng, nascido em 1939, trabalhou para o serviço de propaganda como repórter fotográfico durante a Revolução Cultural chinesa.

Na sua obra conjugam-se “a tradição pictural (…) e a liberdade face ao objeto fotográfico. As suas reportagens exaltam a beleza da região onde viveu e não hesita em rebuscar e fazer montagens na câmara escura. A fotografia não é tanto um momento onde se guarda o sujeito, mas onde ele se revela”, afirma o catálogo da exposição.

 

Para consultar o cartaz completo (exposições a visitar):

Exposições dos Encontros da Imagem 2017

 

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.