Avifauna da Devesa
Guarda-rios (Alcedo atthis), uma das aves mais fascinantes para observadores e fotógrafos da natureza

Pub
O Guarda-rios, uma das aves que mais fascinam observadores e fotógrafos da natureza, pode ser observado no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão,
Voando a grande velocidade e a baixa altitude, espelhando as suas cores vivas sobre as águas do lago ou do Rio Pelhe, esta ave parece evocar a força do azul do céu e a graciosidade dos raios do pôr do sol.
Identidade
Existem outros nomes comuns pelo qual o Guarda-rios é conhecido em outras localidades, como por exemplo “Martim-pescador”, “Pica-peixe”, “Passa-rios”. O seu nome científico é “Alcedo atthis” e pertence à família “Alcedinidae”, da ordem dos “Coraciiformes”.
Características
Ave relativamente pequena, com cerca de 17 a 19 cm de comprimento, considerando o bico. A coroa e as asas apresentam uma tonalidade azul esverdeada, o dorso e a cauda refletem um azul intenso, as manchas da face e as partes inferiores sobressaem com a cor laranja acastanhada e a garganta e a mancha do pescoço são branco puro. As patas são curtas e avermelhadas.
O macho e a fêmea são idênticos, no entanto, é possível a sua distinção através da cor do bico. O macho tem o bico totalmente preto, enquanto que a fêmea tem parte da mandíbula inferior avermelhada.
Os juvenis são parecidos com os adultos, todavia as cores não são tão vivas e as patas são acinzentadas.
Habitat
Zonas com grande abundância de água doce, salobra ou até salgada, como rios, lagos, albufeiras, charcos e estuários, são os locais que reúnem os requisitos necessários para os Guarda-rios viverem.
Alimentação
Pousado em pequenos ramos ou outros poleiros junto à água ou peneirando sobre a mesma, procura a melhor oportunidade para mergulhar e capturar pequenos peixes ou crustáceos dos quais se alimenta.
Reprodução
Nos meses de abril a julho ocorre a época de reprodução. Os seus ninhos consistem em pequenos túneis escavados em taludes arenosos, junto a cursos de água calmos e com abundância de alimento.
Pela permanência de indivíduos no Parque da Devesa durante o referido período e pela observação de aves juvenis, concluímos que que o Guarda-rios também nidifica no parque.
Ocorrência
Tratando-se de uma ave residente, é possível a observação do Guarda-rios durante todo o ano.
Para apreciar esta maravilha da natureza com uma grande probabilidade de sucesso, na próxima visita ao Parque da Devesa dirija um olhar atento sobre o lago ou sobre o Rio Pelhe.
100% – Meses do ano com registo de observações.
58% – Probabilidade de observação (cálculo baseado nas observações registadas no E-Bird).

Imagem: Google StreetView
Imagem de destaque: António Cruz
Mais informação sobre o projeto:
Avifauna do Parque da Devesa – Página do Facebook
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
*
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
*
Gratos pela sua colaboração.
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

‘O ditado não existe só em terras lusas, antes se encontra também por essa Europa acima, o que é de espantar (e pede ciência)’
Em abril, águas mil

Novas Power Lunch estão disponíveis nas cores mostarda e preto
Josefinas comercializa lancheira sintética de origem vegan

14 e 15/8 Guimarães
Religião | Procissões em Honra de Nossa Senhora da Oliveira, padroeira da cidade de Guimarães

Celebridades e artistas desfilam adornos de luxo nos grandes eventos do mundo da moda, arte e cinema
Joias preciosas da atualidade com ‘look’ glamoroso e elegante
