28/9/2017 | Vila Nova, a afirmação da cidade e do seu concelho

28/9/2017 | Vila Nova, a afirmação da cidade e do seu concelho

28 de setembro de 2017, Dia do Município, dia da afirmação da cidade e seu concelho, ressurge o título Vila Nova na comunicação social famalicense.

Projeto de caráter generalista, possui um âmbito de atuação sobretudo local e regional
e pretende contribuir de forma clara para o desenvolvimento de Famalicão.

Destinado a Vila Nova de Famalicão e aos famalicenses, espera-se sobretudo que corresponda ao anseio daqueles que se interessam pela análise da realidade envolvente e a opinião em torno dela gerada, bem como pela partilha de saberes e projetos das mais diversas pessoas e entidades famalicenses que, assim o espero, aqui encontrarão um lugar de primazia em alternativa ao ruído de fundo causado pela notícia em estado puro.

O Vila Nova pretende ser um espaço de encontro, de diálogo e debate de ideias, de aprofundamento relacional entre todos os seus colaboradores e leitores, e em que o pluralismo e o debate democráticos no respeito pessoal entre os diversos intervenientes seja foco de união, não de divisão ou conflito. É da discussão que se faz luz e é na discussão – democrática – que melhor se afirmam as ideias, nossas ou dos outros.

Sendo o Vila Nova um título previamente existente em Famalicão, vai buscar-lhe o nome em função de princípios subjacentes à fundação do referido jornal, extinto em 2007: a democracia, a liberdade de expressão e a existência de uma opinião pública forte, interveniente e civicamente responsável, assertiva nas suas apreciações e nos seus pontos de vista.

Por outro lado, este renovado Vila Nova pretende ainda enquadrar-se de forma plena nas novas formas de civilização contemporânea. Entende por isso, a expressão “Vila” como um conceito de natureza histórica, em que o centro urbano ou o aglomerado urbano é um local habitado pelos cidadãos, em que estes têm os seus direitos, mas também os seus deveres. Vai ainda mais além, concretizando o adjetivo “Nova” no sentido da forma inter-relacional em rede que os centros urbanos e os cidadãos dos nossos dias têm vindo a adotar e desenvolver.

Pub

Categorias: Editorial

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Comentários

  1. Anónimo
    Anónimo 11 Março, 2018, 11:20

    Excelente projeto!
    Votos de muito sucesso!

  2. Anónimo
    Anónimo 11 Março, 2018, 11:19

    Excelente iniciativa!
    Votos de muito sucesso!

  3. Anónimo
    Anónimo 17 Fevereiro, 2018, 21:33

    Uma iniciativa que contribui para dar o conhecer e a problematizar a cidadania. Votos de êxito.

  4. amscruz@net.sapo.pt
    amscruz@net.sapo.pt 30 Setembro, 2017, 00:08

    As minhas felicitações ao Dr. Pedro Costa por este projeto. Que consiga atingir e superar todos os seus objetivos. Parabéns.

  5. Carlos Veloso
    Carlos Veloso 29 Setembro, 2017, 11:25

    Parabéns pela iniciativa e projecto. Votos de muito sucesso.

Apenas utilizadores registados podem comentar.